Quadrinhos

Desvendamos os segredos de YALEK, série em quadrinhos de André-Paul Duchâteau que foi esquecida pelo tempo

Escrito por PH

Untitled-5Desta vez, o Tujaviu fala de uma série em quadrinhos europeia que até mesmo os colecionadores de banda desenhada, que moram na França e Bélgica, terão dificuldade para lembrar. Yakek foi criada em 1969. A saga teve os desenhos de Christian Denayer, até 1977, e de Jacques Géron, a partir de 1980. O texto da HQ era escrito pelo renomado André-Paul Duchâteau, autor dos roteiros de Ric Hochet. Sua primeira publicação aconteceu em 1969, nas páginas do jornal belga Le Soir Jeunesse. Ao todo, foram 18 histórias que chegaram aos leitores, sendo a última, datada de 2011. Além de circularem pelo Le Soir, também saíram em álbuns, desde 1972, pelos selos: Novedi, Hachette, Éditions Fleurus e Super Scoop. Os personagens do quadrinho eram: Yalek, um repórter de TV, Donald Book (Pocket), Capitão Verity e Sabrina, uma bela jornalista britânica.

Um dos poucos exemplares desta saga que tenho guardado em meu acervo particular é o volume número 8, intitulado Cataclysme en Mondiovision (Cataclisma em Mondiovision), com a marca da Fleurus. Este circulou em 1980 e foi justamente o primeiro trabalho de Géron. O curioso aqui é que, devido à troca de editor, esta edição passou a ser a número um da Fleurus, apesar da coleção já ter outros tomos. Cataclysme en Mondiovision possui 46 páginas, capa dura e formato de 22 x 29,4 cm. Desta vez, Yalek e Pocket são obrigados por um antigo patrão a viajar para os Estados Unidos, com o objetivo de fazer a reportagem do século, sobre um misterioso caso que envolve supostos extraterrestres e réplicas humanas. Se não realizarem a matéria, o Capitão Verity e Sabrina poderão ser mortos.

Em relação ao herói, Yalek tem um rosto que remete ligeiramente ao do Tenente Blueberry, de Jean Giraud (Moebius). Em sua testa, há uma faixa vermelha que lembra as usadas pelos nativos norte americanos. Aliás, sua origem tem a ver com este antigo povo, já que seus ancestrais eram índios desta região do planeta. As emocionantes tramas de Yalek se desenrolam nos dias atuais, principalmente nos Estados Unidos, e são bastante recheadas de ficção científica, naves futuristas, abduções, clones, seres estranhos e muito mais. Vale a pena conferir. Pena que seja inédita no Brasil e difícil de ser encontrada por aí, mesmo na Europa!

A seguir, mostro algumas fotos que tirei de minha rara HQ. Na última imagem, estou segurando a preciosidade, inserido em uma de suas pranchas.

Por PH.

Untitled-3

fdfdfd4

DSC06018

DSC06011

DSC06010

DSC06003

PH bom

 

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Obrigada! Por compartilhar mas uma raridade do seu acervo. Da para sentir por sua resenha, O quanto essa HQ e importante para você.

Deixe seu comentário