Quadrinhos

Na série “Quadrinhos esquecidos pelo tempo”, resgatamos as aventuras de Colin Colas, de Eddy Ryssack

Escrito por PH

Untitled-2Existem alguns quadrinhos clássicos que simplesmente foram esquecidos, com o tempo, mesmo em seus países de origem. É o caso da série Colin Colas, HQ de estilo franco-belga que é completamente estranha para brasileiros e portugueses. Ela foi criada em 1970, na revista holandesa Sjors, com o nome de Brammetje Bram. Colin Colas desfilou nas páginas desta publicação até 1975, tendo sobrevida posterior em Pep e Eppo, duas outras revistas holandesas. Seu criador é Eddy Ryssack, enquanto Alexander, Yvan Delporte e Peter Rosa produziram alguns roteiros para a franquia.

Em Francês, Colin Colas circulou sob o título de Brieux Briand, em 1976, antes de despontar no semanário Super As, uma espécie de Jornal Tintin, onde passou a ser conhecido como Colin Colas. O herói é um aprendiz de marinheiro do navio POULE D’EAU. Destemido e esperto, ele possui uma incrível vocação para a aventura. Além dele, a trama da saga conta com outros personagens: o gato Nelson, Capitão Grogain, Tsétsé Tsing, Thor Thion e Doc Lagnole. Olhando para este quadrinho, enxergo algo nele que me remete a Jean Pistolet e a Humpá-Pá, ambos de autoria de Goscinny e Uderzo, os pais de Asterix.

Como não existe muita literatura sobre o assunto e os volumes em francês que consegui recentemente em Portugal, estão ainda em vias de serem enviados para o Brasil, não dá para escrever muito sobre Colin Colas. Em breve, deverei estar fazendo uma matéria mais completa sobre ele. Por hora, listo seus álbuns em capa dura que chegaram às livrarias da França. Colin Colas teve um volume editado pelas Éditions Albin Michel, como Brieuc Briand. A edição se chamou Pépé la triche. Por Éditions Fleurus, saíram: Les montagnards sont là (1979), L’appel des tam-tams (1979), L’île aux trésors (1980) e Le monstre de Drumnadrochitt (1980). Com a marca da Hachette, foram publicados: L’empereur des Sargasses (1981) e Razzia sur a Jamaïque (1983).

Em relação ao autor, consegui algumas informações sobre ele, em comic-art-gallery.com. O belga Eddy Ryssack (1928-2004) foi um diretor de filmes, ilustrador e quadrinista. Seus primeiros trabalhos apareceram na revista Humo. Em 1957, ele entrou para a DUPUIS, chefiando o departamento de animação da editora. Lá, em 1965, foi responsável por vários desenhos animados dos Strunfs (Smurfs), juntamente com Maurice Rosy. Chegou a desenhar histórias em quadrinhos para Pilote e Tintin. Ryssack é considerado um dos fundadores do CBBD (Centro Belga da Banda Desenhada).

Não foi fácil escrever o post, nem conseguir imagens do quadrinho em questão. As poucas que encontrei, com qualidade, foram tiradas de dessine.blogspot.com. Correspondem a algumas pranchas que saíram no belga Super As. A última foto, enviada de terras lusitanas por meu amigo Pedro Santos, mostra as HQs de Colin Colas que deverei estar recebendo em breve. Uma delas, Le montagnards sont lá, será presenteada ao amigo Ernani Cousandier, desenhista gaúcho que é fã de Colin Colas. Foi ele que me apresentou ao personagem. Ernani é o autor do premiado Nenhum dia sem um traço.

Por PH.

ryssack-super_as

3

7

4

6

Untitled-6

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário