Quadrinhos

BD Must lançará “Le Journal de Ricardo Castillo”, uma magnífica HQ Ligne Claire que chega com sotaque alemão

Escrito por PH

cover-ricardo-castilloUma novidade para os que gostam do estilo Ligne Claire está chegando da Bélgica. Apesar da origem, Le Journal de Ricardo Castillo (O Diário de Ricardo Castillo) tem procedência alemã e como não poderia deixar de ser, lembra bastante o visual de Tintin, herói idealizado por Hergé em 1929. Seus criadores são Martinez e Brodhecker.

A história do quadrinho se passa na Nova França, atual Canadá, em 1749. É lá que Ricardo Castillo, judeu de procedência espanhola, é exilado. Cartógrafo e aventureiro, ele visita regiões inexploradas, até então, e encontra indivíduos de todos os continentes. Ricardo Castillo superará, uma a uma, todas as desventuras que  estão reservadas a ele. Em meio a um frio glacial do Norte, atravessando o território de caçadores, ele será transformado em herói pelo destino. O álbum traz  uma narrativa fascinante que mostrará o verdadeiro significado da amizade.

Apresentando formato retangular e 48 páginas em preto e branco, a publicação leva a marca da BD Must, numa tiragem limitada a apenas 1250 exemplares. Cada edição é autografada pelos autores e oferece um ex-líbris (ilustração exclusiva) numerado. Le Journal de Ricardo Castillo custa 19,95€, sem o frete para o Brasil.

Uma versão limitada, de apenas 200 números, será produzida em homenagem ao Festival da Banda Desenhada de Angoulème. É claro que este volume custará mais caro, saindo a 39,95€.

Não há previsão alguma de tradução deste quadrinho para o português. Uma pena! O produto está disponível para reserva, em francês, no site da BD Must. Será que alguém entende o motivo que me levou a estudar este idioma, por anos a fio, e mergulhar fundo no universo francofônico? Se não o fizesse, como poderia ler estas maravilhas e estar por trás das matérias que escrevo todos os dias no site? Infelizmente, o quadrinho europeu não tem muitos fãs no país. Ao contrário da grande maioria, sempre venerei este gênero, segmento que considero como do mais alto nível. Espero que esta situação mude um dia! Incríveis HQs, belas e de enorme bom gosto, precisam ser mais divulgadas na América do Sul.

As melhores coisas da vida são aquelas que não estão apenas a um palmo de nosso nariz e que a mídia nos diz que devem ser consumidas. Nem tudo o que faz sucesso, é necessariamente o melhor. É preciso vasculhar por aí e buscar nichos culturais alternativos, seja no cinema, quadrinhos, teatro ou nos livros. Fora o óbvio! O mundo é muito maior e mais diverso do que querem nos fazer acreditar. Ler é fundamental! Viva a cultura! Viva o quadrinho! Viva a arte! Viva o universo francofônico!

Para finalizar, apesar de parecer para muitos, meu site não é destinado a crianças!

Por PH, a partir de release, em francês, fornecido pelo editor.

cover-ricardo-castillo

castillo_-_copie

interieur-ricardo-castillo-ii_fr-14

interieur-ricardo-castillo-ii_fr-17

 

interieur-ricardo-castillo-ii_fr-28

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Obrigada pela boa vontade e continue com suas preciosas informações sobre a banda desenhada to engatinhando nesse universo de emoções mais um dia chego lá com certeza não da para viver sem essa energia do bem.

Deixe seu comentário