Sem categoria

Lançado no fim de 2014, longa “As Férias do Pequeno Nicolau” continua brilhando nos cinemas brasileiros

Escrito por PH

Untitdfdfdfdfled-1Mais uma adaptação para as telonas de O Pequeno Nicolau (Le Petit Nicolas) brilha nos cinemas brasileiros. Após duas tentativas, já que só encontrava salas lotadas, consegui ver o filme na última segunda, dia 12 de janeiro de 2015. Estou falando de As Férias do Pequeno Nicolau, baseado na obra de René Goscinny, o redator das histórias de Asterix, e Jean-Jacques Sempé. Originalmente, são livros magnificamente ilustrados por Sempé, publicados entre 1956 e 1964. Eles são uma verdadeira febre na França, há muitos anos.

O Pequeno Nicolau, de 2010, foi o primeiro longa da saga cinematográfica. Nesta época, Nicolau foi interpretado pelo garoto Mathéo Boisselier. Desta vez, o fim do ano chegou e a criançada sai de férias! O Pequeno Nicolau (agora vivido por Maxime Godart), e sua família caem na estrada, rumo ao litoral. Na praia, Nicolau não perde tempo e logo faz novos amigos. Entre a praia, o hotel e a floresta, o menino e sua turma irão se aventurar para valer! Nicolau viverá um inesquecível romance, com uma estranha menina de olhos arregalados (Erja Malatier), enquanto seus pais poderão voltar para casa com o casamento renovado.

É um filme muito inteligente, com grandes sacadas e críticas à sociedade, cuja direção coube mais uma vez a Laurent Tirard. Na maioria das vezes, as situações são vistas a partir do ponto de vista das crianças, tornando a narrativa bem mais fantástica do que parece. O cenário é absolutamente deslumbrante, reconstruindo a atmosfera mágica da região costeira francesa do Mediterrâneo, no começo dos anos 1960. Carros da época, vestuário e música foram cuidadosamente recriados, dando a impressão de que realmente voltamos no tempo. As Férias do Pequeno Nicolau contou com a consultoria de Anne Goscinny, filha de René Goscinny.

Embora tenha crianças no elenco, não chega a ser uma película exatamente infantil, já que toca em questões delicadas e que os pequeno poderão não compreender muito bem.

Aconselho que o espectador não perca nem um momento da espetacular abertura do longa, recheada de coloridos e nostálgicos cartões postais.

O filme estreou, no país, em fins de dezembro de 2014. Vale muito a pena conferir!

Por PH.

As-Férias-do-Pequeno-Nicolau

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Puro entretenimento tujaviu, muito engraçado com certeza vou abrir uma exceção para esse simpático filme diversão garantida para adultos e crianças,Amei..

Deixe seu comentário