Quadrinhos

Conferimos “Éric e Artimon”, de Will e Vicq, um clássico em preto e branco dos quadrinhos franco-belgas

Escrito por PH

DSC05604Dias desses, revirando o acervo de HQs, que não é pequeno, descobri uma raridade que ficou esquecida na estante por muitos anos e que nunca chegou ao Brasil. O quadrinho se chama Éric et Artimon: Le Tyran en Acier Chrome (Eric e Artimon: O Tirano de aço cromado) e veio de Bruxelas, na Bélgica. O volume, em capa dura, foi impresso em 1982 pela editora Magic Strip. Suas pranchas em preto e branco trazem as aventuras de Eric e Artimon, respectivamente, sobrinho e tio. O material teve suas páginas publicadas, originalmente, no Jornal Spirou, em 1962. O texto da edição é de Will (A. Raymond), autor de histórias de Boule e Bill e Gaston Lagaffe, enquanto o desenho apresenta o toque de Vicq, artista que já desenhou álbuns de Tif et Tondu. O quadrinho corresponde ao tomo 2 da série. O primeiro se cham0u Toute la gomme.

A trama de O Tirano de aço cromado começa em Patapon-Sur-Mer, cidade portuária francesa em que moram. Tudo tem início, quando o menino Eric, um grande apreciador de guloseimas, entra de férias e ganha uma viagem de dois meses, a bordo do Penélope, navio de seu tio. O presente é dado ao menino, por seus pais, por este ter apresentado bom desempenho nos estudos. A embarcação, comandada pelo Capitão Artimon, se dirige à Ilha de San Matamor, onde o líder local, o então presidente Pablo Robozzo, foi deposto pelo tirano Hernando Lababal e exilado na Inglaterra. No meio do caminho para chegar ao barco de Artimon, Eric pega carona com um escultor vanguardista, Jules Vichnou, que lhe conta que tem uma carga a ser entregue no mesmo destino para o qual o Penélope se dirige. Logo, o jovem fica sabendo que o material corresponde a uma gigantesca figura metálica de Lababal, encomendada por ele próprio, com o objetivo de celebrar seus feitos em vida. O gigante trabalho de arte tem a altura de um prédio de aproximadamente três andares e é toda feita em aço cromado. Como Lababal tem muitos inimigos e ainda existe uma corrente grande de simpatizantes que deseja restaurar o simpático e popular Robozzo no poder, é de se esperar que problemas aconteçam no decorrer do trajeto do monumento até Matamor. Os opositores de Lababal seriam capazes de orquestrar alguma sabotagem na estátua, usando-a como uma espécie de arma camuflada, prestes a ser ativada ao chegar à ilha? Um misterioso passageiro clandestino poderia estar escondido no Penélope? Estas e outras perguntas serão respondidas nesta HQ que tem toda aquela tradicional estética clássica da banda desenhada franco-belga. Tudo aqui lembra bastante o estilo dos quadrinhos de Spirou que eram produzidos por Franquin.

Como curiosidade, o tirano Hernando Lababal é a cara do General Alcazar, de As Aventuras de Tintin: O ídolo Roubado. Outro detalhe é que Eric é viciado em pirulitos. Quando come seus doces prediletos, ganha energia para se livrar das situações mais complicadas.

Pesquisando na internet, encontrei a raridade à venda no site priceminister por 44,91 euros. Não deixa de ser uma valorização excelente para um título que não me custou muito na época.

Por PH.

DSC05605

DSC05608

DSC05607

DSC05610

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Atrevo-me a dizer que esse quadrinho foi mais que uma surpresa pra mim eu não conhecia, imagino o valor sentimental que sente por ele, a capa e belíssima merece ser olhada bem de perto quem sabe um dia.

Deixe seu comentário