Quadrinhos

“Batman: The Jiro Kuwata BATMANGA Volume 1” traz a incrível versão em mangá do Homem Morcego

Escrito por PH

DSC05620Desde o lançamento no Brasil do retrô Batman 66, apresentando o herói como era no cultuado e camp seriado da Fox, eu aguardava por mais uma HQ do gênero, resgatando um Batman de um passado que não existe mais. No dia 9 de dezembro de 2014, a DC Comics lançou, nos Estados Unidos, a tão esperada HQ que desejava. Trata-se de Batman: The Jiro Kuwata Batmanga Volume 1. São 352 páginas de puro deleite visual para os que curtem raridades do justiceiro mascarado de Gotahm City. Este é o mangá japonês de Batman que foi realizado num total de 53 capítulos. Todo o material foi escrito e desenhado por Jiro Kuwata, para o mercado japonês da década de 1960, e que nunca havia sido publicado fora do Japão.

Kuwata, para quem não sabe, é o mesmo criador de O Oitavo Homem (Eightman), quadrinho que acabou virando uma série em desenhos animados que chegou a ser exibida no Brasil. Talvez, por isso, o Bruce Wayne do artista possua o rosto exatamente igual ao do Detetive Yokoda, transformado em androide pelo Professor Tani.

Em relação às histórias, o clima de BATMANGA é bem diferente do encontrado nas aventuras americanas do personagem, mostrando Batman enfrentando estranhos vilões, como: Lord Death Man, Doutor Faceless e The Human Ball.

Todas as pranchas da publicação foram restauradas e traduzidas para o inglês. A leitura, como não podia deixar de ser, é da direita para a esquerda. Sua impressão é muito bem cuidada, com capa em brochura, orelhas, formado de 14, 6 x 20, 7 cm e lombada de 2,5 cm. Batman: The Jiro Kuwata Batmanga Volume 1 custa $14,99, lá fora, e sai por R$ 50,30 na Livraria Cultura. O segundo número da coleção tem previsão de lançamento para julho de 2015.

Até o fechamento deste post, não havia terminado de conferir a HQ, mas avançava com imenso prazer por suas incríveis pranchas em preto e branco. Há uma certa ingenuidade neste Batman, difícil de se ver hoje em dia. Aí está o motivo do encanto que ele causa no leitor. Infelizmente, este quadrinho ainda não foi lançado no Brasil. Analisando o que tem pintado em bancas de jornal e lojas especializadas, em se tratando de DC Comics, não acho que seja impossível que chegue por aqui, via Panini Books. Vamos torcer!

Por PH.

Batmanga 1

5

9

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Ótimo registro tujaviu! Batman é um dos mais amado e respeitado heróis de todos os tempos. Eu, adoraria ter esse material em mãos.

Deixe seu comentário