Livros

A Nova Ordem, de Arthur Szyk, faz piada com os principais líderes políticos da Segunda Guerra Mundial

Escrito por PH

Untitled-4Arthur Szyk (1894-1951) foi um artista polonês que se instalou em Paris, de 1921 a 1931. Ele gostava de satirizar diversos momentos da Segunda Guerra mundial, através de ilustrações que traziam os grandes líderes do conflito mundial, vistos de maneira debochada.

Este trabalho ajudou a suavizar, por exemplo, a brutalidade e hipocrisia dos abomináveis métodos nazistas, junto ao olhar do público americano. Isso fez com que o artista fosse considerado um dos mais brilhantes caricaturistas geopolíticos de sua época.

São desenhos explosivos e de uma eficácia cirúrgica. As caricaturas foram publicadas na francesa revista Collier’s. Depois, em 1979, o material chegou a ser reeditado em álbum, pela editora Futuropolis, sob o título Le Nouvel Ordre (A Nova Ordem), para nunca mais ressurgir. A edição é extremamente rara, hoje em dia, mas foi cair em minhas mãos na semana passada, na Leonardo da Vinci, por ocasião de um vídeo que fiz sobre o baú de HQs importadas da livraria, evento que está vendendo pérolas dos quadrinhos franceses, italianos e americanos.

O álbum tem 44 páginas, formato de 21,7 x 30,2 cm, capa dura e não possui texto para seus desenhos, exibindo apenas legendas na parte inferior que informam a data de publicação e dão o nome dos personagens de cada gravura.

Estão em suas pranchas, figuras representativas daqueles duros tempos, para o bem ou para o mal, como: Stalin, Hitler, Heydrich, Marechal Pétain, Charles de Gaulle, Heinrich Himmler, Goering, Mussolini, Franco e Goebbels, além de outros. Uma das artes da publicação, datada de 1941, traz seis dessas emblemáticas personalidades, dispostas em volta de uma mesa de conferências, conforme imagem que aparece abaixo. Conseguiria o leitor dar nome a elas? Se for bem-sucedido na missão, provará que entende de história. Não vale contar o Tio Sam!

O mais interessante de tudo isto é que não encontrei resenha na internet para Le Nouvel Ordre. Resolvi, eu mesmo, escrevê-la.

Visite a Livraria leonardo da Vinci. Ela fica no subsolo do edifício Marquês de Herval, número 185, no Rio de Janeiro.

Por PH.

Imagens: Arthur Szyk / Futuropolis.

pranche

Untitled-3

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

  • Parabéns pelo trabalho parece ser muito divertido mesmo, e adoro historias assim, que me façam rir.
    vou procurar ele e tentar conferir logo! ah confesso que não lembro o nome dos lideres.

Deixe seu comentário