Quadrinhos

Em Kaputt, Guazzelli cria HQ essencial para a compreensão da Segunda Guerra Mundial

Escrito por PH

dsdgA WMF Martins Fontes está lançando Kaputt, de Curzio Malaparte, adaptação em quadrinhos da obra de mesmo nome, trazendo a arte do premiado Eloar Guazzelli.

Misto de reportagem e ficção, Kaputt foi escrita secretamente, quando Curzio Malaparte cobria a Segunda Guerra Mundial, como enviado do jornal Corriere della Sera, se tornando um best-seller ao ser publicado.

Relatando jantares e conversas do lado do inimigo, Malaparte apresenta um retrato devastador da humanidade. Ele nos mostra os resultados do fanatismo ideológico, do racismo, dos valores distorcidos mascarados como pureza espiritual e do ódio à vida, em seus aspectos mais viscerais e vergonhosos.

É uma HQ essencial para a compreensão da Segunda Guerra Mundial.

Sobre o autor, Curzio Malaparte, pseudônimo do jornalista, escritor e diplomata italiano Kurt Erich Suckert (1898-1957), é um trocadilho com o nome de Napoleão Bonaparte. Nasceu em Prato, na Toscana, de pai alemão e mãe italiana. Lutou na Primeira Guerra Mundial, ganhando várias medalhas, e em 1915 começou a carreira de jornalista. Ainda jovem universitário, filiou-se ao Partido Nacional Fascista, mas após a publicação, em 1931, do manual Technique du Coup-d’Etat (Técnica do golpe de Estado) foi expulso do partido e exilado na ilha de Lípari, em 1933, de onde foi liberado pelo então potencial herdeiro de Mussolini, Galeazzo Ciano. Foi novamente detido pelo regime fascista nos anos de 1938, 1939, 1941 e 1943. Morreu filiado ao Partido Comunista Italiano, na expectativa de uma viagem para a China de Mao. Em 1942, foi enviado para cobrir a Guerra na Rússia como correspondente do jornal Corriere della Sera. Os artigos que deram origem a este parágrafo foram publicados em 1943 com o título Il Volga nasce in Europa (O Volga nasce na Europa).

Kaputt possui 184 páginas, capa preta emborrachada em brochura, formato de 21 x 28 cm e preço de R$ 59,00.

A seguir, veja o book trailer do quadrinho e imagem de sua capa. Também confira algumas fotos desta HQ, capturadas na carioca Livraria Leonardo da Vinci.

Release fornecido pelo editor.

Imagens: WMF Martins Fontes / Guazzelli.

page_1

DSC_5245

DSC_5244

DSC_5249

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

Deixe seu comentário