Ele foi criado, em 1946, pelas habilidosas mãos do desenhista Morris, pseudônimo de Maurice de Bévère. Estamos falando de Lucky Luke, um grande representante da linha franco-belga de HQs, cuja maior parte de seus roteiros foi escrita pelo talentoso René Goscinny, um dos pais de Asterix. Lucky Luke é um simpático cowboy de Faroeste que faz um enorme sucesso na Europa, e que sempre termina suas aventuras cantando a mesma música: “I’m a poor lonesome cowboy and a long way from home” (“Sou um pobre cowboy solitário, bem longe de casa”).
Mesmo não sendo tão conhecido no Brasil, o herói conseguiu muitos fãs no país, desde que começou a ter seus álbuns publicados, nos anos 1970, pela Editorial Bruguera. Na década de 1980, Lucky Luke ainda era visto, circulando sob o selo da Editora Martins Fontes. Após estas breves aparições, sumiu das prateleiras das lojas especializadas, passando a ter vida em português, somente através dos exemplares que são comercializados pelas Edições ASA de Portugal.
Neste mês de dezembro de 2014, ganhei um Forte Arizona de presente de uma parente. O brinquedo foi lançado pela Gulliver no começo dos anos 1980, conforme explicamos em matéria publicada pelo site. Como este tipo de fortificação americana, típica do século XIX, fez parte do universo de Lucky Luke, figura que teve suas aventuras ambientadas por volta da década de 1850, tive uma ideia. Promovi uma fantasiosa visita dele ao Forte Arizona e realizei uma modesta sessão fotográfica para documentar o acontecimento. Para tal, usei um colecionável do personagem, montado em seu fiel cavalo Jolly Jumper. O resultado deste pequeno delírio, você vê logo abaixo. Espero que gostem. Na minha opinião, Forte Arizona e Lucky Luke foram feitos um para o outro.
Por PH.
Saudade das suas animações ,cenário perfeito para um stop motion com lucky luke no Forte Arizona.
Vocês sempre criativos gosto mto do personagem vê-lo em ação dentro do forte foi tudo de bom obrigada por compartilhar suas lembranças de infância.
Excelentes fotografias!!!
Lucky Luke um velho conhecido do mundo do faroeste, deve ter adorado a visita ao forte…