Quadrinhos

Versão nacional da adaptação em quadrinhos de O Estrangeiro chega no fim de novembro

Escrito por PH

mat6Em 2013, foi celebrado na França o centenário de Albert Camus. Coincidindo com a data, uma HQ do autor que já havia sido conferida pelo Tujaviu, em sua versão original, ficou entre os títulos mais vendidos do gênero. Trata-se da adaptação para quadrinhos do clássico O Estrangeiro, de 1942. O mesmo volume está chegando no dia 27 de novembro de 2014, ao Brasil, traduzido para o português pela Quadrinhos na Cia.

O Estrangeiro pertence, lá fora, à coleção Fétiche da Gallimard, série da qual também faz parte O Pequeno Príncipe, de autoria de Joann Sfar, baseado na obra de Antoine de Saint-Exupéry. Ilustrado por Jacques Ferrandez, L’Étranger faz jus ao romance que lhe deu origem.

Provavelmente pintada à mão, com pinceladas de Aquarela, a edição é de um bom gosto extraordinário e bastante fiel ao texto de Camus.

Quem viu o filme O Estrangeiro (1967), de Lucino Viscontti, com Marcello Mastroianni, talvez imagine que o autor da HQ possa ter se baseado nele para desenhar suas pranchas, já que há cenas que parecem terem sido retiradas inteiramente deste longa.

A história de O Estrangeiro se passa na Argélia, África, no tempo em o país ainda era uma das colônias da França. A trama tem como protagonista, o jovem Mersault, um homem de poucas palavras, e aparentemente sem sentimentos, que mora em Argel. Ele é ateu, não chora no dia do enterro de sua mãe, deixada por ele num asilo, tem um romance gélido com Marie, sua colega de trabalho, se envolve com um mal elemento. No fim das contas, acaba matando um árabe por motivo fútil. Sua maneira indiferente de encarar a vida será usada contra ele, pela Justiça, na tentativa de se obter a pena máxima por seu delito.

A impressão brasileira de O Estrangeiro não levará a capa dura de seu correspondente importado. Terá formato de 20 x 27 cm, acabamento em brochura e 144 páginas. Seu autor é Jacques Ferrandez.

A seguir veja as capas brasileira e francesa da HQ e extratos da edição da Gallimard.

Por PH.

Imagens: Cia das Letras / Gallimard

 

65074_gg

capa1

42

111

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

Deixe seu comentário