Quadrinhos

Conheça “Os Dossiês Secretos de Mestre Berger”, de Patrick Dumas e François Rivière

Escrito por PH

DSC04807Remexendo em nossas antigas HQs, relembramos um clássico da banda desenhada Ligne Claire que tem autoria de Patrick Dumas (desenhos) e François Rivière (texto) e que nunca foi publicado no Brasil.

Lançada pelas Edições Glénat, entre os anos 1980 e 1990, Les Dossiers Sécrets de Maître Berger teve pré-publicação na revista Circus. Somente em 1984, através da coleção Circus Aventure, ganhou o seu primeiro álbum, intitulado L’Héritier de Rochemont. A seguir, foram editados, também pela Glénat: La veuve de Gonfolen (1986), Le Pensionnaire de Saint-Vincent (1987), Le sorcier de la falaise (1989), La cuisine de madame Berger (1990), La vengeresse (1991) e Marie Sanglante (1993).

No acervo do Tujaviu, guardamos apenas as quatro edições de largada da série. A primeira saiu logo após Rivière ter tido um relativo sucesso com Encontro em Sevenoaks, em parceria com Floc’h, enquanto Patrick Dumas, atualmente à frente de Allan Mac Bride, encerrava a saga de Patrick Maudick.

No melhor estilo Agatha Christie, Maître Berger tem trama situada após a Segunda Guerra Mundial. Berger é um ex-aluno do Pensionário Saint -Vincent e advogado aposentado que descansa na estação balneária de Charente-Maritime, na costa atlântica da França. Enquanto esteve na ativa, sempre procurou fazer prevalecer a justiça, muitas vezes contrariando os privilégios da burguesia local. Hoje, só lhe resta recordar cada um dos intrincados casos que estiveram em suas mãos.

Uma de suas aventuras, que é tema do primeiro tomo, foca em uma rica e idosa milionária que eleva o filho de uma falecida amiga à condição de herdeiro de uma enorme fortuna. Este ato causa a ira de toda a família da aristocrata, pois seus integrantes se sentem prejudicados financeiramente com a inclusão do rapaz ao clã. O jovem, por sua vez, tem um passado misterioso, vivido entre a França e a Inglaterra. Ao levar um tombo, descobre que existem falhas grandes em sua memória, em relação a sua origem francesa. Caberá a Berger, ajudar o jovem a resgatar seu passado perdido, trazendo inesperadas revelações.

Abaixo, veja as capas dos quatro volumes iniciais desta empolgante franquia em quadrinhos de Dumas e Rivière.

Por PH.

M1 M2 M3 M4

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

Deixe seu comentário