Quadrinhos

Na Brasil Comic Con 2014, o desenhista Flávio Luíz fala sobre sua carreira nas HQs e novos projetos

Escrito por PH

Sem tígfgftulo-2 cópiaNo último dia 16 de novembro de 2014, estivemos na Brasil Comic Con 204, em São Paulo, onde conversamos com vários quadrinistas. Na ocasião, gravamos um vídeo com Flávio Luiz.

Depois de emplacar o primeiro volume de Aú, O Capoeirista, o artista está retornando com a continuação da série. O material está sendo publicado pela Papel A2 Texto & Arte, editora independente de Flávio. Assim, o leitor já pode conferir Aú, O Capoeirista e o Fantasma do Farol, trazendo a volta de um típico menino lutador de Capoeira, das ruas de Salvador, como protagonista.

Cartonado, apresentando formato de 21,5 x 29, 48 páginas, preço de R$ 55,00 e miolo impresso em papel couchê, este álbum é mais uma vitória de um profissional que batalha, por si só, para que sua produção chegue às mãos dos leitores brasileiros.

Flávio é um raro desenhista que é apaixonado pelo jeito franco-belga de se fazer quadrinhos. Por isso, não dispensa uma boa capa dura e se inspira no traço de Spirou, famoso herói da banda desenhada. Flávio faz quadrinho europeu no Brasil, focando em temas essencialmente nacionais.

Nesta sua mais recente HQ, um fantasma assombra o Farol da Barra na noite de lançamento de uma exposição sobre naufrágios na Baía de Todos os Santos. Neste evento, uma antiga chave de um pequeno baú é roubada. Seria o crime, a ponta de partida para a descoberta de um tesouro perdido? Aú e seu melhor amigo, Dó, além do inseparável miquinho, Licuri, se envolvem numa trama de investigação e segredos que os levam de Salvador até as ruínas de um casarão na Praia do Forte. Trata-se de uma aventura eletrizante, em que mistério e humor se contrabalançam. Aú, O Capoeirista e o Fantasma do Farol é um rico quadrinho que traz detalhadas recriações de cartões postais de Salvador, retratados com precisão quase fotográfica pelo autor.

A HQ tem o apoio de Pau Brasilis e Fundação negroamor. O acabamento da edição é primoroso. Vale a pena conferir! A publicação foi possível, graças ao financiamento coletivo da plataforma Kikante. O Tujaviu apoiou este projeto.

Em relação ao artista, Flávio Luiz já foi premiado em diversos salões de Humor no Brasil e no exterior, vencendo por duas vezes o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, nas categorias cartoon, em 1994, e charge, em 2000. Também neste mesmo ano, recebeu o troféu HQMix, o Oscar dos quadrinhos brasileiros, com a revista Jayne Mastodonte Adventures #1 e em 2010, com o primeiro exemplar do O Cabra.

A seguir, veja o filmete que gravamos com Flávio na Brasil Comic Con 2014, com produção de PH.

Por Edy Tando.

 

 

.

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

  • É um prazer comentar em seu site! Estou gostando muito da matéria com todos esses desenhistas uma ótima oportunidade de conhece-los passarei mais vezes. Te admiro muito Parabéns

Deixe seu comentário