Quadrinhos

Confira a opinião do Tujaviu sobre A Bíblia segundo o Gato, de Philippe Geluck

Escrito por PH

GatoImagine se Deus tivesse a forma de um gato e um dos primeiros seres que criasse fosse um carneiro com o qual desenvolverá uma relação de amizade colorida. Durante os sete dias em que se dedica a povoar a terra, de criaturas, essa divindade cinzenta, de olhos arregalados, fará algumas bobagens e dará vida a criaturas bizarras. Para piorar as coisas, sua mulher é um esqueleto que encarna a figura da Morte e não se desgruda da emblemática foice que caracteriza o sinistro personagem. Os dois brigam e se separam, mas o fruto de sua breve união será o primeiro humano do planeta, nascendo devidamente amaldiçoado pela progenitora.

Essa é a premissa da nova HQ que a Editora Nemo lançou recentemente nas livrarias, A Bíblia segundo o Gato. De autoria de Philippe Geluck, este quadrinho provoca muitos risos, ao desconstruir completamente a ideia tradicional da Criação e criticar impiedosamente a estrutura da sociedade vigente. Quase ninguém é poupado do humor ácido de Geluck. Nem mesmo o personagem Tintin, de Hergé, escapa. Há pelo menos três alusões a ele no volume. Numa delas, existe uma rápida aparição de Nestor, o mordomo da mansão de Moulinsart, conforme mostrado na primeira foto abaixo.

A Bíblia segundo o Gato” (“La Bible selon Le Chat”) tem 200 páginas e não fica só na primeira semana de existência de nosso mundo, também citando Noé e sua lendária arca da salvação e outras passagens das escrituras. O quadrinho possui tradução de Fernando Scheibe, capa em brochura, formato retangular de 25 x 16 cm e preço de R$ 49,00. Foi editado originalmente, em 2013, pela belga Casterman, embalado por uma campanha publicitária que envolveu pelo menos quatro book trailers de divulgação. Vale a pena conferir! Trata-se de uma HQ 100% inteligente e divertida!

Por PH.

DSC05209

capa

B1w9vCFIEAAeR5z.jpg large

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

Deixe seu comentário