Quadrinhos

Chegou o volume 2 de Guerra e Paz, da série Grandes Clássicos da Literatura em Quadrinhos

Escrito por PH

matO romance Guerra e Paz foi escrito por Lev Nikolayevich Tolstoi, autor conhecido no Brasil como Leon Tostoi, e publicado entre 1865 e 1869 no jornal Russkii Vestnik.

A primeira parte de sua adaptação para as HQs já havia sido publicada pela Del Prado, com produção das Edições Glénat, fazendo parte da coleção Grandes Clássicos da Literatura em Quadrinhos. Apesar de ter ganho texto em português, o quadrinho foi impresso na França. Nem por isso, custa mais caro, saindo a apenas R$ 24,90, produzido em capa dura

Em sua trama, Moscou se encontra no início do século XIX. Enquanto no oeste da Europa, as guerras napoleônicas se intensificavam, na Rússia, eram organizados jantares para os quais era convidada toda a burguesia. Seguimos os destinos cruzados do conde Rostov, prestes a celebrar o aniversário da filha Natacha; do príncipe André Bolkonski e de sua esposa Lisa, que está grávida; de Pedro, filho ilegítimo do conde Bezukov; de Nicolau Rostov e de sua prima Sônia, perdidamente apaixonada por outro. A vida despreocupada dos personagens logo mudaria com o anúncio da entrada da Rússia na guerra, ao lado da Áustria.

Na sequência da HQ, a guerra se alastra pela Europa. Os russos sofrem perdas consideráveis e Napoleão chega às portas de Moscou. O príncipe André, ferido, é feito prisioneiro dos franceses. Como todos os moradores da capital, Natacha decide deixar Moscou para se refugiar no campo. Pedro, pacifista mas traumatizado pelas atrocidades da guerra, escolhe finalmente pegar em armas para defender a cidade. A paz precisa ser obtida ao preço de enormes sacrifícios.

Realizada com o apoio da UNESCO e em colaboração com a Federação Internacional dos Professores de Literatura, esta coleção reúne adaptações dos romances mais famosos de grandes escritores. Graças ao trabalho dos roteiristas e a qualidade dos desenhos, o leitor encontrará nos livros toda a força e a originalidade do estilo próprio de cada autor.

Ao fim de cada volume, um anexo didático apresenta uma biografia do autor, comentários sobre suas obras e dados sobre a vida política, econômica e social da época em questão. Esses anexos possibilitam uma abordagem complementar para melhor compreensão do contexto histórico e literário de cada obra.

O texto da versão em HQ de Guerra e paz, volumes 1 e 2, é de Brrémaud, ilustrado por Thomas Campi, enquanto as cores tem o toque de Fabio D’Auria.

A capa foi desenhada por Jean-Yves Delite. A seguir, veja o visual da edição francesa, frente e verso, e de sua versão brasileira. As duas são praticamente iguais.

A partir de texto disponível no site do editor.

Imagens: Del Prado / Glénat / BD Gest.com

capa

verso

Sem título-1 cópia

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

Deixe seu comentário