Quadrinhos

Leia a opinião do Tujaviu sobre Garras de Anjo, de Moebius e Jodoroswky

Escrito por PH

matUm cultuado e polêmico trabalho da dupla Moebius/Jodoroswky desembarca no país, trazendo fascinante contexto erótico e ao mesmo tempo pornográfico. Trata-se de Garras de Anjo (Griffes d’Ange). São fortes e explícitas imagens, amarradas por um texto cabeça que parece não fazer muito sentido, mas que tenta orientar a narrativa. Tudo ganha contorno, através de um traço em preto e branco, rico em detalhes e poesia. Desta maneira, genitálias masculinas e femininas são reveladas sem o menor pudor, ajudando a contar uma espécie de cerimônia de iniciação e de passagem que leva à descoberta e transformação. A primeira edição desta HQ, cuja capa escura mostro abaixo, saiu originalmente em 1994. Teve a marca de Les Humanoïdes Associés, como acontece até hoje, a partir de pranchas desenhadas por Moebius em 1992. A edição que a Nemo traz para o Brasil corresponde ao volume editado em 2012 na Europa. Lá, foi publicado num luxuoso álbum, em grande formato de 30 x 40 cm, limitado a uma tiragem de apenas 1500 exemplares. O livro que chega a terras tupiniquins tem a mesma qualidade e capa dura deste, mas apresentando formato de 24 × 32 cm, o que não diminui em nada o cuidado com a impecável e exuberante impressão nacional. Ao longo de suas 72 páginas, desenvolve-se uma excitante leitura que, auxiliada pelas realistas ilustrações de Moebius, faz com que o leitor sinta que o quadrinho está vivo e pulsante, pronto para seduzi-lo para um banquete de sensações e instintos primitivamente carnais. Sobre os autores, Jean Giraud (Moebius) nasceu, na França, em 1938. Começou sua carreira como artista de quadrinhos aos 18 anos, sendo o artista que está por trás das aventuras do Tenente Blueberry, faroeste que desenvolveu com o escritor Jean-Michel Charlier. Em 1974, ajudou a criar a revista Métal Hurlant, embrião para a versão americana da publicação, que se chamou Heavy Metal. Sob o pseudônimo de Moebius, o artista francês também colaborou com os filmes: Alien (1979), Tron (1982) e O Quinto Elemento (1997). Faleceu em 10 de março de 2012, em Paris. Já Alejandro Jodorowsky é natural do Chile, onde nasceu em 1929. No ano de 1953, mudou-se para Paris, onde estudou mímica com Marcel Marceau e trabalhou com Maurice Chevalier. No início dos anos 1980, o cineasta dedicou-se a escrever histórias em quadrinhos, atuando em diversas parcerias, a mais famosa delas aconteceu justamente com Moebius. Garras de Anjo tem tradução de Fernando Scheibe e custa R$ 49,00. Quem comprar este quadrinho, levará para casa a mais pura arte, sexo e muita fantasia. O meu exemplar da HQ começou a ser conferido, ainda no elevador do prédio em que moro. Não deu para resistir! Só dá para chamá-lo de espetacular!

Por PH.

Griffes 1

Gcapa

DSC05147

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

  • Que narrativa empolgante tujaviu! nossa fiquei mto agoniada deu pra perceber que adorei!Acho que sim NE eu quero na minha cabeceira!!!

  • Claro que já esta na minha lista sua resenha ta bem animadora, se havia alguma dúvida de que preciso desse quadrinho sumiu agorinha.

Deixe seu comentário