Quadrinhos

Novo álbum de Harry Dickson, de Zanon e Vanderhaeghe, chega pelas edições ART & BD

Escrito por PH

Harry matHarry Dickson é um personagem de uma série holandesa de livros, recriado pelo belga Jean Ray (Raymond Jean Marie De Kremee). Ray chegou, inclusive, a ser o tradutor oficial dos primeiros romances de Dickson. Ele é uma espécie de detetive, no melhor estilo Sherlock Holmes. O herói já teve pelo menos três diferentes adaptações para os quadrinhos. Uma dessas, a mais Ligne Claire de todas, é produzida por Philippe Chapelle Zanon (desenhos) e Vanderhaeghe (texto). A dupla publicou a aventura de partida para a franquia em 1996. Após um intervalo na confecção dos álbuns, que já durava desde 2005, voltaram em agosto de 2014 com seu o nono tomo. A edição tem a marca da ART & BD. Até então, os outros volumes haviam sido editados pela Dargaud. Intitulado Les Gardiens du Gouffre (Os Guardiões do Abismo), tem capa dura e preço de 11, 99 euros. Desta vez, numa caçada alucinante, Dickson e seu fiel amigo Tom Wills viajarão, do coração do Império Britânico ao topo gelado da Cordilheira dos Andes, passando pelos perigos da Floresta Amazônica. Somente então, perseguirão seus adversários nas ruas congeladas de Praga, capital da República Checa, indo parar no quartel general da Alemanha nazista, o castelo Wewelsburg, lugar que ficou conhecido por ter sido utilizado pela SS, em 1934, dirigido por Heinrich Himmler. Les Gardiens du Gouffre é uma aventura fantástica para ninguém botar defeito, recheada de ingredientes históricos, com aquele visual típico e roteiro que remetem a Blake e Mortimer. O volume não tem tradução para o português. Seu idioma é o francês. Dá para imaginar que eu passei dez anos da minha vida aprendendo esta língua, apenas com o objetivo de ler HQs deste tipo no original? Acho que valeu muito a pena! Como iria ter acesso a elas, se não fosse todo este esforço? Vale a pena lembrar que quase nada dos quadrinhos franco-belgas chega ao Brasil. O leitor não sabe o que está perdendo!

Por PH.

Imagens: Zanon / Vanderhaeghe / ART & BD.

Harry capa

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

  • Sou fã do site tujaviu e fico muito feliz com o sucesso de vocês na divulgação da banda desenhada confesso que eu não conhecia esses quadrinhos ate encontrar vocês.

Deixe seu comentário