Quadrinhos

“Três dias no Rio (Drie Dagen in Rio), HQ Ligne Claire do holandês Peter van Dongen, tem trama ambientada no Brasil

Escrito por PH

DSC04307Em tour pela Europa, no mês de maio de 2014, o Tujaviu visitou inúmeras lojas de HQs. Na Holanda, conheceu a Lambiek, a melhor do gênero na cidade de Amsterdã. Localizada no número 132 da Kerkstraat, é simplesmente espetacular, vendendo quadrinhos em idioma local, inglês, francês e até em português. A Lambiek ainda possui um anexo que funciona como uma espécie de galeria de arte, exibindo pranchas originais de artistas.

Na comic shop, encontramos Drie Dagen in Rio (Três dias no Rio). O álbum, de capa dura, tem 32 páginas, formato de 30,5 x 21,6 cm e foi publicado por Oog & Blik, já se encontrando em sua segunda edição. Tem temática brasileira e ninguém o conhece por aqui, ou escreveu algo sobre ele. Saímos na frente! Conferimos a edição e demos um jeito de descobrir algo sobre a trama e seu desenhista.

Após passar seus primeiros quinze anos de vida em Estocolmo, o jovem Lennart só pensa em conhecer o mundo. Se ele conseguir um emprego como trabalhador em um navio, poderá realizar seu sonho. Será o que precisa para ir a lugares distantes que ele nunca viu com seus próprios olhos. Finalmente, ele entra para a tripulação de uma embarcação de bandeira sueca, de nome La Plata. Durante sua primeira viagem, ele dá duro dia e noite e aprende a beber como um verdadeiro marinheiro. Também conhece a linda brasileira Gabriella. Inesperadamente, o navio em que está naufraga na costa da Bahia. Depois de ser resgatado e trazido a bordo do Moore McMail, acaba indo parar no Rio de Janeiro, onde passará três dias. A aventura, com direito a romance, se situa nos anos 1950. Baseado em fotos da época, este quadrinho mostra um glamouroso Rio de Janeiro do passado, sendo bastante fiel aos detalhes de cenário, como vestuário, paisagens, arquitetura e automóveis. O estilo da HQ soa a Tintin e a Blake e Mortimer. Apesar de ter sido escrita em holandês, há algum texto em português no final, onde podemos ver detalhes técnicos da estátua do Cristo Redentor. Ao lado da foto do monumento, dá para ver uma encantadora vista das praias de Ipanema e Leblon. Nossa língua está igualmente presente em recortes de jornais que aparecem na narrativa. Realizado em parceria com o fabricante de Roupas Gant, Três Dias no Rio é um quadrinho fantástico que deveria chegar ao nosso país. Sua narrativa é baseada na juventude de diretor sueco Lennart Björk.

Peter van Dongen, o autor de Três dias no Rio, nasceu em Amsterdã, em 1966. Estudou no Liceu Gráfico da cidade e começou a trabalhar como ilustrador. Após a sua formação, nos anos 1980, publicou seus primeiros quadrinhos nos underground comix Rebel Comix e Balloen. Em 1990, ele pariu sua primeira coleção de histórias em quadrinhos, Mice Theater. Para este álbum, sobre dois irmãos de Amsterdã durante os anos de depressão, recebeu a medalha de Stripschap, como Melhor Álbum do Ano. Van Dongen passou a trabalhar como ilustrador até 1998, quando seu segundo livro em quadrinhos, Rampoka Java, deu as caras. Este álbum, sobre a luta pela liberdade na ex-colônia holandesa das Índias Orientais, baseia-se nas histórias que Van Dongen conheceu, a partir de relatos de sua mãe indo-chinesa. O álbum foi concebido em colaboração com Joost Swarte e ganhou vários prêmios. Em 2005, a segunda parte, intitulada Rampokan Celebes, começa com o infame bombardeio da cidade portuária de Makassar, fato que sua mãe vivenciou, ainda menina. O trabalho ganhou mais uma medalha Stripschap. Van Dongen é influenciado pela Linha Clara de Hergé, o pai de Tintin, e apesar de ainda não ter uma vasta obra, segue como um dos principais artistas holandeses de quadrinhos.

Por PH, a partir de texto disponível no site da Lambiek e informações fornecidas pelo editor.

DSC04289 DSC04302 DSC04305 DSC04308 DSC04309 DSC04306 DSC04310 DSC04312

DSC04316

capa

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

  • Claro que vou me presentear com essa obra maravilhosa ,será uma das minhas metas esse ano fazer uma viagem em busca desses tesouros do site tujaviu.

Deixe seu comentário