Quadrinhos

Uma segunda edição para The Long Yesterday, de Osmarco Valladão e Manoel Magalhães, pode estar a caminho

Escrito por PH

mat-yNo começo de 2014, publicamos matéria sobre um clássico quadrinho Ligne Claire brasileiro. A edição em questão, The Long Yesterday, tem autoria de Osmarco Valladão e Manoel Magalhães e é baseada no universo criado por Octavio Aragão. Nossa resenha foi publicada, no começo de 2014, bem depois do lançamento oficial da HQ, ocorrido em 2005. A demora para escrevermos algo sobre a obra se deu pelo simples fato de não termos ainda lido o material, embora já tivéssemos ouvido falar bastante dele. Felizmente, a situação mudou, ao encontrarmos a HQ na Livraria Leonardo da Vinci, no Rio de Janeiro. Foi puro golpe de sorte, pois a edição já se tornou raridade, quase uma lenda. Desenhada por Magalhães, com roteiro de Valladão, ela bebe na fonte da Ligne Claire, gênero de desenhar e pintar que tem Tintin como exemplo mais conhecido. Os artistas envolvidos no processo de criação desta publicação, que também são os idealizadores de O Coronel (Editora Nemo), pretendem reeditar The Long Yesterday. Mais do que isso, Osmarco Valladão publicou no Facebook que um dos motivos que o levou a retomar o projeto teria sido exatamente o post do Tujaviu sobre o assunto. Veja o que ele escreveu:

“Há pouco tempo atrás encontrei a entusiasmada resenha do Tujaviu: “Mesmo atrasado, tive a felicidade de conseguir um exemplar do quadrinho, recentemente. Há muito tempo, o procurava! The Long Yesterday tem estilo Ligne Claire que remete a clássicos de Daniel Torres (Rocco Vargas) e E.P. Jacobs (Blake e Mortimer) e tem todo aquele clima de filmes Noir dos anos 1940… Quem serão estes homens, todos com o mesmo rosto? Conseguirá Lace, deter a conspiração futurista que procura destruir seu passado? Você saberá de tudo isso e muito mais, conferindo esta maravilha.” (leia inteira aqui: http://tujaviu.com/2014/01/voltamos-ao-ano-de-2005-relembrando-long-yesterday-hq-noir-e-futurista-de-osmarco-valladao-e-manoel-magalhaes.html). Ok, primeiro sinal. E muito obrigado, PH. Pouco tempo depois o professor da UFRJ Hamilton Kabuna me convidou para falar com seus alunos sobre quadrinhos e comandou um pedido coletivo (intimação seria mais exato) por uma reimpressão. Ok, entendi o recado. E muito obrigado Kabuna, Higor, João, Pedro, Priscila (1), Lorena e Priscila (2). Essa é para vocês. Publicado pela primeira vez em 2005, pela Comic Store, The Long Yesteday teve excelentes resenhas (Telio Navega para O Globo, Roberto Elísio dos Santos no Omelete, Marcio Massula Junior no Urobouros, entre outros – muito obrigado a todos) e 3 indicações para o HQ Mix com esta publicação. E até onde eu imaginava, era o fim da história… Mas será que uma história sobre viagens no tempo realmente acaba?”

Em seguida, Valladão nos agradeceu, diretamente, pelo mesmo Facebook: “Caros amigos do Tujaviu: Gostaria de agradecer a resenha emocionante (para mim, pelo menos) de meu album de 2006, The Long Yesterday. São coisas assim que animam a gente a continuar na luta. Na verdade, vocês acabaram sendo um enorme incentivo para eu decidir tentar uma reimpressão através de crowdfounding. Muito obrigado mesmo. Talvez eu esteja abusando colocando o projeto aqui, mas vou arriscar. Abração!!”

http://www.catarse.me/pt/thelongyesterday.”

Chegou a hora de agradecer a Valladão por reconhecer o nosso trabalho e por ter escrito amáveis palavras a nosso respeito. Ficamos orgulhosos por tê-lo encorajado, de maneira indireta, a reeditar este cult dos quadrinhos nacionais. Já estamos em contato com ele e com Magalhães para realizarmos uma entrevista com a dupla, a respeito da novidade que vem por aí, ainda na fase de captação de recursos. O vídeo, assim que estiver pronto, será postado em nosso canal no Youtube. The Long Yesterday foi publicada originalmente, em 2000, na antologia Intempol. Posteriormente, ganhou o traço de Magalhães. Segundo a fantástica narrativa, Lace O’ Malley é o melhor investigador policial de Hollywood. Ele costuma frequentar o bar Mickey’s, um lugar de quinta categoria em que nenhum artista ou celebridade coloca os pés. Um belo dia, bota as mãos numa carta enviada do futuro. A remetente é Dana Dale, antiga namorada que está envolvida em pesquisas relacionadas a viagens no tempo. No texto da correspondência, ela tentará livrar Lace da morte, ao ajudá-lo a enfrentar misteriosos assassinos em série, de uma época que ainda está por vir, que o caçarão implacavelmente. Quem serão estes homens, todos com o mesmo rosto? Conseguirá Lace, deter a conspiração futurista que procura destruir seu passado? Você saberá de tudo isso e muito mais, conferindo esta maravilha. Em 2007, o detetive voltou à cena, numa história produzida apenas para a revista Wizard. A aventura se chamou Belvedere Blues, mas não teve lançamento em álbum. Uma pena! A seguir, publico algumas fotos que tirei do quadrinho e as capas de The Long Yesterday e Belvedere Blues, sendo que a segunda foi realizada apenas para o IntemBlog. Se quiser ler uma HQ nacional com jeitão de material produzido na Europa, fica aqui a dica do Tujaviu. The Long Yesterday data de maio de 2005, tem 52 páginas, formato de 21 x 28 cm e custa R$ 32,00, caso você consiga achar uma edição à venda.

Por PH.

The Long Yesterday

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

4 Comentários

Deixe seu comentário