Especiais

As capas da revista The New Yorker que mais amamos

Escrito por PH

DSC04735A The New Yorker é uma revista americana que surgiu em Nova York, conforme já mostramos aqui no Tujaviu. Trata-se de uma publicação com temática essencialmente urbana, publicada pela Editora Condé Nast, consagrada à vida cultural da Big Apple. Só são lançadas 47 edições por ano, sendo que apenas 15 destas são quinzenais. Devido à qualidade excepcional de suas matérias, realizadas pelos mais prestigiados jornalistas americanos, é reverenciada e consumida em todo o mundo. Além do conteúdo único, um de seus pontos fortes esta nas capas. A primeira, em 1925, ostentou a figura de Eustace Tilley, criada pelo artista gráfico Rea Irvin. A imagem do personagem, ou variações dela, aparece na capa da The New Yorker, em cada edição de aniversário. Ao longo do tempo, vários ilustradores e quadrinistas renomados cederam seus trabalhos para dar a cara da The New Yorker. Resolvi exibir as minhas capas preferidas desta publicação, trazendo justamente os desenhistas norte-americanos que mais aprecio. São ilustrações de Adrian Tomine, Daniel Clowes e Chris Ware. Todos os três tem comum o fato de pertencerem a uma nova geração de profissionais de HQs que se distanciou do quadrinho mainstream que é produzido na América. Mais ligados à cena underground, eles produzem material com densidade psicológica mais profunda e são hábeis críticos da sociedade em que vivem. As revistas escolhidas, presentes no acervo do Tujaviu, foram editadas no período que vai de 2010 a 2013. Todas são belíssimas, mas destaco a primeira abaixo, correspondendo à edição de 12 de novembro de 2012. Com arte de Adrian Tomine, exibe um homem de mochila e lanterna, com água passando da cintura. Numa Nova York sem luz e inundada, ele parece procurar por uma seção de votação, em época de eleição. Pode ser uma alusão à passagem do Furacão Sandy, fenômeno natural que, no final deste mesmo ano, trouxe sérios problemas à cidade que nunca dorme. O estilo da gravura se aproxima bastante da forma de desenhar do artista belga Alain Goffin, mestre europeu da Ligne Claire.

Por PH. Parte do texto foi tirada de informações presentes no site Wikipédia, a respeito da revista The New Yorker.

Foto: PH. Tirada de exemplares da The New Yorker, pertencentes ao acervo do TujaviuDSC04735

 

Imagens individuais das capas: Arquivo da The New Yorker

Adrian Tomine

ny_2012_11_12 ny_2013_11_18 ny_2010_07_26

Daniel Clowes

ny_2012_06_04 ny_2011_12_05

Chris Ware

ny_2013_05_13 ny_2012_09_17 ny_2012_05_07

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Álbum encantador, seus cenários são belíssimos o autor explorou bastante esta perspectiva em suas descrições mto show parabéns.

Deixe seu comentário