Quadrinhos

Baseada em obra de Júlio Verne, “Uma Fantasia do Doutor OX” é uma das melhores HQs de Mathieu Sapin

Escrito por PH

Sem Título-1Entre as nossas últimas leituras de HQs, tivemos o prazer de conferir “Une fantasie du Docteur OX”, de Mathieu Sapin, baseada em obra de Júlio Verne. O quadrinho da Gallimard é de 2007 e atualiza uma história de 1874, mantendo boa parte de sua narrativa, mas introduzindo alguns conceitos mais atuais, como games portáteis e celulares, que não existiam nos tempos em que a trama foi imaginada por Verne. Outra novidade é Arièle, jovem heroína adolescente que rouba a cena. A menina chega para visitar seu tio, Van Tricasse, numa pequena e calma cidade do interior de Flandres, na Bélgica. O lugar se chama Quiquendone e é caracterizado pela calma excessiva e tranquilidade irritante de seus habitantes. Se tiverem algo de urgente para fazer, provavelmente deixarão tudo para o dia seguinte. Seu lema é não se estressar com nada. A paz do vilarejo é mudada, subitamente, quando o Doutor Ox, um louco cientista, oferece o serviço de iluminar gratuitamente a cidade com o gás Oxy-Hídrico, uma de suas mirabolantes criações, em troca de poder instalar uma fábrica no lugarejo. Os cidadãos de Quiquendone não sabem, mas este gás tem a propriedade de deixar o ser humano temporariamente furioso e não demorará muito para afetar o o pacífico humor dos pacíficos cidadãos da região. Eles passarão a brigar por qualquer coisa, se tornando violentos e irreconhecíveis, a ponto de declararem guerra a um município vizinho. O motivo seria uma vaca que teria invadido Quiquendone, há sete séculos, para pastar ali. Conseguirá o Doutor OX, ajudado pelo fiel assistente Ygène, acabar de vez com a harmonia do lugar? Parece que o destino de todos está nas mãos da pequena Arièle. “Une fantasie du Docteur OX” pertence à coleção Fétiche da Gallimard. É uma ótima e envolvente leitura, recomendada a alunos de escolas pelo Ministério da Educação da França. Seu dioma é o francês, ainda sem tradução para o português. Mathieu Sapin também é autor de Akssi, que mostramos abaixo, escrita por Marguerite Abouet (autora de Aya de Yopougon). Akissi já tem quatro álbuns publicados, sendo que apenas o primeiro saiu no Brasil. Esta série também será tema de post no Tujaviu. O estilo de Sapin é meio tosco, o que garante um charme especial a sua obra.

Por PH.

Imagens: Mathieu Sapin / Gallimard

OX bom

prancha

Akissis tome 1 bom

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Não conheço, mas já está na minha lista de leituras você fala tão bem deles que da uma mega vontade de ler também como faço p encomendar esses que não tem no Brasil, a editora tujaviu ta fazendo falta por aqui!!!

Deixe seu comentário