Quadrinhos

HQ “Amazigh: Rota de Homens Livres” conta a história da travessia clandestina de um jovem entre o Marrocos e a Espanha

Escrito por PH

Sem Título-1Seja bem vindo ao Tujaviu, um site da internet que é bastante interessado em quadrinhos franco-belgas. Trata-se de um espaço em que costumamos vasculhar o que acontece neste universo, mesmo que vários de seus títulos não tenham a menor chance de chegar por aqui. “Amazigh: Itinéraire d’Hommes Libres” é um destes belos exemplos de leitura que deverá se tornar desconhecida no Brasil. O volume conta a história real da travessia clandestina do jovem marroquino Mohammed Arejdal, feita entre o Marrocos e a Espanha, no ano de 2002. A tentativa acabou não dando certo, pois ele foi preso e mandado de volta ao Marrocos para ser julgado. A experiência, entretanto, fez com que Arejdal voltasse a frequentar uma escola de artes. Mais do que isso, sua frustrada empreitada acabou lhe rendendo um convite para participar da Bienal dos Jovens Artistas do Mediterrâneo, tornando-o um artista mundialmente reconhecido. Quem desenhou esta aventura épica foi o francês Cédric Liano um antigo professor do Instituto Nacional de Belas Artes do Tetuão, cidade do noroeste do Marrocos e capital da província homônima. O lugar faz parte da região de Tânger-Tetuão. Toda a narrativa é descrita em um álbum de formato brochura, 19 x 27 cm, lançado em 16 de abril de 2014. É uma bela edição de 150 páginas, com a marca das edições Steinkis, que será vendida ao preço de 18 euros. Uma prancha do volume está presente no Livro “Albums des histoires dessinées entre ici et ailleurs”, uma publicação da Futuropolis que é o catálogo de imagens de mostra com o mesmo título. A exibição fala da migração de povos, fenômeno largamente explorado pelos quadrinhos entre 1913 e 2013. O evento acontece até 27 de abril de 2014, em Paris, no Palais de la Porte Dorée. Seu cartaz, inclusive, exibe a figura da personagem Aya, da série Aya de Yopougon, franquia criada por Marguerite Abouet e Clémente Oubrerie. Esta é outra banda desenhada que tem argumento se passando na África. Sobre o autor de “Rota de Homens Livres”, Cédric Liano nasceu em 1984, em Creil. Depois de estudos relacionados às HQs, na Bélgica, e após ter tido material publicado em pequenas editoras europeias, partiu para o Marrocos, com o objetivo de ensinar quadrinhos. Lá, conheceu Arejal e gravou toda a sua experiência clandestina, viagem que foi parar neste quadrinho que é tema da matéria. “Amazigh: Itinéraire d’Hommes Libres” é uma HQ que mostra o cada vez mais crescente interesse dos europeus por outras culturas. Não há tradução à vista deste título para o português. Seu idioma é o francês. Abaixo, veja a capa do álbum e o cartaz da  exposição “Albums des histoires dessinées entre ici et ailleurs”.

Por PH, a partir de informações divulgadas pelo editor.

9791090090378_cg

affiche_albums

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Pelo que pude ler na sua resenha, ele deve ser bem legal. fiquei tremendamente curiosa por culpa do site me pegou de jeito!!!

Deixe seu comentário