Ele foi criado para ser uma das atrações de meu Twitter, o @PHTOPTV. No “Leituras no Metrô”, registro várias HQs que confiro em minhas idas e voltas do trabalho, a bordo de vagões do metrô carioca. Não são quadrinhos muito óbvios, como dá para perceber nas imagens que mostro abaixo. É que o Tujaviu abraça a causa das graphic novels e dos álbuns, publicações mais caprichadas do mundo da Nona Arte. Todo este material foi reunido neste post, em fotos, para que o leitor tenha uma ideia do que andei lendo nos últimos tempos. O objetivo desta ação é incentivar a leitura de HQs, seja lá quais forem seus estilos, inserindo-as em nosso cotidiano. Nos meses que se passaram, desde que o Leituras no Metrô surgiu em 2013, prestigiei títulos de artistas como: Wellington Srbek e Flavio Colin (Fantasmagoriana), Moebius (O Mundo de Edena), Bastien Vivès (O Gosto do Cloro), Uderzo, Ferri e Conrad (Asterix entre os Pictos), Schulz (Isto é Tóquio, Charlie Brown), Richard Sala (Delphine), Berthet (O Mercador de Ideias e Mortes Saisons), Rad Sechrist (Tom Sawyer), Vera Brosgol (O Fantasma de Anya), Laurent Verron (Boule e Bill), Alecos Papadatos (Logicomix), José Aguiar (Folheteen), Clément Oubrérie e Marguerite Abouet (Aya), Leo (Trent), Alfonso Font (Taxi), Serge Clerc (Meurtre dans le phare), Jacques Ferrandez (L’Étranger), Loisel (Peter Pan), Béka (As Crianças da Sombra) e Joann Sfar (O Gato do Rabino). Fico pensando que se todos levassem mais quadrinhos, livros e revistas para o metrô, o trajeto poderia ser enriquecido, culturalmente, aproveitando-se um espaço de tempo que normalmente é perdido. Será que não está na hora de você também criar o seu Leituras no Metrô? Além de tudo, é ecologicamente correto! Se na sua cidade, não existe este tipo de meio de transporte, sugiro o “Leituras no Buzum”. O que acha? Para a realização desta atração, agradeço muito à Editora Nemo. A jovem empresa mineira forneceu alguns dos ótimos volumes que foram clicados com o celular, antes de serem devorados por meus olhos. E não esqueça! Fique de olho no Twitter, em @PHTOPTV, para saber quais serão minhas próximas Leituras no Metrô.
Por PH.
Que trabalho maravilhoso do site, projetos como esses são uma ótima oportunidade para incentivar a leitura da Banda Desenhada!
Você está sempre plantando a semente do saber, ou seja, da leitura em muitos corações nos precisamos de pessoas, como você, que possa transformar sonho em realidade. obrigada por tudo.