Quadrinhos

Meurtre dans le phare, de F.Landon e Serge Clerc, é mais um clássico da Ligne Claire que conferimos no metrô

Escrito por PH

mat phareMais uma raridade da Ligne Claire vira tema do site. Não faz muito tempo, me deparei com a primeira edição, em bom estado, de Meurtre dans le phare (Assassinato no farol), uma HQ que tem autoria do desenhista francês Serge Clerc. Digno representante da Ligne Claire, um segmento dos quadrinhos franco belgas que usa traços simples nos desenhos de personagens, cenários detalhados, cores chapadas e pouco sombreamento, Clerc tem uma arte que se aproxima muito da de Yves Chaland, o idealizador de Freddy Lombard. Meutre dans le phare é uma aventura de Phil Perfect, herói que surgiu em 1974 e já andou pelas páginas das famosas Métal Hurlant e Heavy Metal, além de ter ir parar em álbuns publicados pela editora Les Humanoïdes Associés. Phil Perfect, juntamente com seu alter ego Sam Bronx, surgiram na revista mensal francesa Rock & Folk, para a qual Clerc fez ilustrações. Phil é um jornalista, ligado ao mundo do Rock’n’ Roll, que aproveita seu tempo livre para fazer investigações, frequentar inferninhos, berber muita Vodka e se envolver com belas mulheres. Neste álbum, tema da matéria, Sam Bronx vai para um farol isolado em Mosquito Bay, com o objetivo de escrever um romance, cujo título é Meurtre dans Le phare. Ele não sabe, mas seu sossego logo será perturbado por um padre acusado de ser incendiário que também irá para o lugar, fugindo da polícia. Ao mesmo tempo, Perfect é perseguido por gangues de bandidos, espiões russos e alemães e terá de salvar a linda Vanina Vanille, sua ex-namorada e repórter do jornal Sentinela, que foi sequestrada por um desses grupos. Parece que todos eles convergirão para o Farol, onde rolará a maior confusão. Para serem fieis na representação do lugar, Serge Clerc e Landon, o roteirista, montaram uma maquete da construção, conforme uma das fotos que mostro abaixo, tirada por Bruno Suet. Meutre dans le phare faz parte da Coleção Eldorado de Les Humanoïdes Associés, publicado em 1986. Conferi a publicação em duas viagens pelo metrô carioca. Em 2012, a editora Dupuis lançou um imperdível volume integral com o melhor de Phil Perfect, incluindo desenhos raros que seu criador realizou, durante todo o processo de produção de suas histórias. Toda a obra de Serge Clerc segue sem tradução no Brasil.

Por PH.

                               Copyright © 1986 Les Humanoïdes Associés.Tous droits réservés.

meutre couv

DSC02525

DSC02523

DSC02524

DSC02518

Bruno

DSC_0445[1]

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Primeiramente parabéns pelo site PH, estou simplesmente viciado, entro todos os dias sedento por curiosidades ou histórias interessantes, excelentes postagens, Parabéns Garoto!!

Deixe seu comentário