FONDATION Z será o novo SPIROU DE a ser publicado no dia 20 de abril de 2018 pela DUPUIS, com autoria de Lebeault e Filippi, dando uma das maiores repaginadas de todos os tempos neste famoso groom da banda desenhada belga, criado em 1938 por Rob-Vel. A mudança no visual dos personagens e conceito da franquia parece ser extremamente arrojada, tirando parte do tradicional estilo caricato de Spirou, Fantasio e coadjuvantes, que ganharam um desenho mais realista nesta aventura de ficção científica. E não é que isso me lembrou Moebius?
Segundo o editor, nas profundezas do espaço, uma nave espacial ataca um transportador extraterrestre. Do veículo agressor, surgem três robôs gigantes, em cujo interior estão três velhos aconhecidos nossos: Champignac, Zorglub e Zantafio, este último, até então conhecido como o primo vilão de Fantasio. Depois de algumas alterações feitas pelo Conde no carregamento líquido, Zorglub se vangloria, dizendo: “E aí estão os proprietários de um verdadeiro oceano”.
Não muito longe dali, o agente administrativo Spirou, neto do Conde, valida em seu sistema a transação da Fundação Z.
Mas o que todos ignoram é que este funcionário, aparentemente calmo, está fazendo uma investigação frofunda sobre a venerável instituição, uma enquete bastante tumultuada pela intervenção de sua irmã, Seccotine, que se rebelou e entrou para a clandestinidade.
Quando Spirou e Seccotine são descobertos e perseguidos por robôs assassinos, um aventureiro surge e salva a dupla da morte certa. Não é ninguém menos do que Fantasio!
Como podem ver, Fundação Z é uma revolução total no conceito vigente da franquia Spirou, que altera radicalmente os graus de parentesco entre os personagens da história.
Gostei do traço! Vamos aguardar para ver essa BD de 68 páginas que promete, mas que também poderá dividir opiniões, já que alguns mais puristas jamais admitiriam tantas mudanças em seu herói favorito.
Se preparem então para um Spirou futurista, com uma pegada Steampunk e de Art Noveau, que subverterá completamente a ordem da BD.
A história começou a ser previamente publicada em capítulos, a partir do dia 31 de janeiro, na revista SPIROU.
Por PH.