Mickey Maltese: A Balada da Água Salgada ganhou uma bela versão em capa dura, na França, pela Glénat. O álbum saiu no dia 17 de janeiro, no formato de 24 x 32 cm, com lombada vermelha em tecido e tem 88 páginas. Apesar da demora na publicação desta versão francesa, o quadrinho é infinitamente superior ao gibi que foi lançado no Brasil em duas edições.
Só para lembrar, o conteúdo destes dois números da revista Mickey, respectivamente 898 e 899, reverencia o personagem Corto Maltese, criado pelo desenhista e argumentista italiano Hugo Pratt.
Nesta HQ, Mickey aparece vagando amarrado à uma pequena jangada no mar, após sua tripulação se amotinar e o jogar no oceano, sendo resgatado pelo navio do Capitão Bafosputin (Bafo de Onça), paródia de Rasputin, parceiro de diversas viagens do Corto Maltese original. Na embarcação, o rato encontra Minni Dora Groviermoore (Jóia Romântica), filha de um famoso armador de Cape Rat, mantida prisioneira por Bafosputin, depois que o vilão afundou a goleta da jovem. A eles, se juntará mais tarde Patetarao, um nativo Maor, cujo povo se orienta pela trajetória de albatrozes e salmões. Logo depois, o Bafospotin expulsa tripulantes de um navio mercante e toma a embarcação para si, rebocando seu antigo veleiro. Depois desse novo navio do Bafo ser destruído pelo submarino do terrível Orangünter, Mickey Maltese, Minni Dora e Patetarao se separam dos vilões. Após passarem por uma tempestade em alto-mar, são lançados numa ilha habitada pelos Ratuas. Em seguida, o submarino do pirata Orangünter se encontra navegando em direção ao refúgio do Túnica Negra, a Ilha Escondida. Mickey, antes prisioneiro, é libertado, mas continua cativo de uma certa forma. E tudo pode piorar, pois o Túnica Negra pretende usar a igualmente refém Minni Dora Groviermoore para extorquir o tio da moça, o Almirante Cintramoore (Coronel Cintra).
O quadrinho, cujo título original é Una Ballata del Topo Salato, tem roteiro de Brunno Enna, arte de Giorgio Cavazanno e aproveitou para comemorar os cinquenta anos de existência desse emblemático marinheiro da banda desenhada. O fumetto coincidiu na época com o quinquagésimo aniversário de trabalho de Cavazzano na Disney e faz uma paródia ao álbum de Corto Maltese, A Balada do Mar Salgado.
Em francês, o título mudou para Mickey Maltese : La Ballade de la Souris Salée, compreendendo apenas um volume.
Por PH.