Rosalie Lightning é o terceiro quadrinho da Nemo sobre o qual falamos em menos de uma semana, mostrando a força da editora, agora dedicada ao segmento de graphic novel adultas de diversas nacionalidades, a maioria, autobiográfica e desenvolvida por mulheres. A HQ de hoje contraria um pouco essa preferência feminina, sendo de autoria de Tom Hart, com tradução de Érico Assis.
Rosalie Lightning é o belíssimo memorial do cartunista Tom Hart, já indicado ao Prêmio Eisner 2017, sobre a morte prematura de sua pequena filha Rosalie. As ilustrações comoventes atingem em cheio qualquer leitor e nos conduzem na jornada da família de Hart após sua perda. Com a expressão gráfica que representa como ele e sua esposa buscaram sentido na esteira da morte de Rosalie, o autor explora os temas do luto, da desesperança, do renascimento e, por fim, da redescoberta da esperança.
Hart retrata com criatividade o conforto que encontra na natureza, na filosofia, nas grandes obras literárias e na arte de todas as mídias neste tributo expressivamente sincero e amável a sua garotinha. Rosalie Lightning é uma obra-prima gráfica que registra como o amor de um pai nunca há de morrer.
E vejam só as críticas favoráveis à obra:
“Rosalie Lightning é sincera, penetrante, ardente e belíssima. Todo pai vai encontrar um pedacinho de si neste memorial inesquecível.”
Scott McCloud, autor de O Escultor, na lista de mais vendidos do New York Times.
“É difícil falar de Rosalie Lightning, sem recorrer a hipérboles porque é, de fato, uma realização acachapante: A escrita e o depoimento mais corajosos que devo ver em vida. Não há palavras de louvor que bastem para esta obra de tanta valentia e determinação. Ela vai trazer carinho a enlutados em gerações por vir; sou profundamente grato por este livro.”
John Darnielle, autor de Wolf In White Van, na lista de mais vendidos do New York Times.
“Não sei como Tom Hart conseguiu produzir um livro tão atordoante, tão abrasador, depois de tanta devastação e tanta fúria; penso que seja a atitude mais graciosa e humana que alguém poderia tomar. Ler Rosalie Lightning é como estar à beira de um abismo e assistir a alguém que constrói uma ponte de titânio servindo-se apenas da força pura e esmagadora do amor.”
Lauren Groff, autora de Destinos e Fúrias, na lista de mais vendidos do New York Times.
“Só um cartunista de habilidades formidáveis e um pai com nervos de aço conseguiria remanejar esta mágoa e sair com uma obra de arte. Não consigo ler sem chorar.”
Austin Kleon, autor de Roube como um artista, na lista de mais vendidos do New York Times.
“Um presente para todo leitor e qualquer pessoa que já atravessou o luto.”
Library Journal.
“Profundamente tocante.”
Kirkus Review.
Rosalie Lightning tem 272 páginas, formato de 17 x 24 cm, capa em brochura e previsão de lançamento pra setembro.
Compre já em pré-venda por R$ 49,80 na Amazon, Livraria da Folha e Saraiva.
Texto fornecido pelo editor.