Entre os quadrinhos mais vendidos na França, atualmente, está Katanga Vol. 1: Diamantes, série da dulpa Fabien Nury (roteiro) e Sylvain Vallée (desenhos), conhecidos no Brasil por Era uma vez na França, aparentemente descontinuada pela Record.
E essa HQ chegou em 27 de março, em capa dura, com preço de 17,95 € e 76 páginas páginas, pela coleção Carte Blanche – Première Donne. Por incrível que pareça, já está esgotada!
Segundo o editor, a Dargaud, tudo se passa em 1960, depois de oitenta anos passados sob o domínio colonial, o Congo declara a independência. Menos de duas semanas depois, a rica província de mineração do Katanga se separara.
O Congo e Katanga entram imediatamente em guerra! No coração do conflito, está a posse de territórios de mineração. Muitos massacres e fugas civis se seguem. A ONU impõe então a sua mediação para o conflito e envio de forças de paz, os famosos Capacetes Azuis.
Enquanto isso, uma horda de terríveis mercenários é contratada para libertar os territórios de mineração ocupados. E um empregado negro, Charlie, contraria o destino, ao colocar as mãos em um tesouro inestimável: 30 milhões de dólares em diamantes, fortuna que faz dele o negro mais procurado do Katanga.
Será que essa BD desembarca em nosso país? Acho que não! Mais fácil entrar aqui para a coleção particular!