Esther é uma menina que na época em que o projeto dessa BD se iniciou tinha apenas dez anos de idade. Ela tem um irmão mais velho e bronco, chamado Antoine, e estuda num colégio particular, pois seu pai tem medo de colocar os filhos em um estabelecimento público de ensino.
A jovem contou 52 curtas histórias de sua rotina a Riad Sattouf, autor de O Árabe do Futuro, sucesso já lançado parcialmente no Brasil pela Intrínseca. Nesses relatos, ela narra suas experiências do dia a dia com sua família e amigos da escola. Tudo isso acabou virando o engraçado título Les Cahiers d’Esther: Histoire de mes 10 ans. É um pouco como O Pequeno Nicolau! Tudo é muito intenso, refletindo o mundo, a partir da cabeça de pré-adolescentes. Assim, cada acontecimento ganha importância e dramaticidade próprios.
Brincadeiras no recreio, homossexualidade, smartphones, rivalidade com os meninos, referências ao impopular presidente François Hollande, trecho de música do cantor e tenista Yannick Noah, o ataque à redação do Charlie Hebdo e outros temas estiveram presentes no primeiro volume dessa encantadora HQ. Para que esse argumento ficasse absolutamente crível, Sattouf encheu o texto com os mesmos palavrões e gírias peculiares que essa galerinha moderna costuma usar em suas conversas.
Em fevereiro de 2017, chegou o tomo dois da coleção, Les Cahiers d’Esther: Histoire de mes 11 ans, novamente com histórias descritas pela mesma Esther, agora em 56 páginas. Dessa vez, a garota está no CM2, o curso médio do segundo ano do Terceiro Ciclo e último ano antes da Escola Primária na França. Estão lá, em cada prancha: o nascimento de seu irmão pequeno, os atentados, os garotos pelos quais se apaixona, a discussões a respeito de Deus com sua melhor amiga, a professora baixinha, sua mãe que engordou, o irmão idiota e seu pai, que é um herói para ela.
O estilo, cores limitadas e traço infantil de Sattouf enganam! Apesar de ser um argumento construído a partir de testemunhos de uma criança, trata-se de quadrinho não indicado para os pequenos. É leitura recomendada para adultos!
A segunda HQ de Les Cahiers d’Esther saiu em 16 de fevereiro de 2017. Possui preço de 16,90 €, capa dura e formato de 24,8 x 30,9 cm
Por PH.
Imagens : © ALLARY / Riad Sattouf