E na Retrospectiva Quadrinhos 2016 do Tujaviu, voltamos a falar sobre Le Chevalier: Arquivos Secretos vol. 1, quadrinho de A.Z. Cordenonsi (roteiro) e Fred Rubim (desenhos), artista que tem um traço muito próximo ao de Mike Mignola e que eu já conhecia de O Coração do Cão Negro, também da Avec Editora.
Como Consultor de BD da editora, estive envolvido no processo de produção da HQ, inclusive, fazendo a revisão final de seu texto.
Trata-se de uma belíssima e típica banda desenhada, produto difícil de se ver no Brasil, feito por quadrinistas nacionais, e que envolveu muitas pesquisas por parte de seus autores, já que seu argumento se passa na França do século XIX. Aos fatos históricos reais, Cordenonsi adicionou muita fantasia e uma abordagem Steampunk.
Também conhecido como Tecnavapor, Steampunk é um tipo de ficção científica em que elementos tecnológicos modernos, que não existem na época em que se passa determinada trama, fazem parte da rotina dos personagens. Graças a isso, lanchas velozes, computadores e outros avanços desfilam pelas páginas dessa HQ.
Nos anos 1980, lembro de ter assistido a um seriado que se passava no final da era conhecida como Velho Oeste Americano, na qual o agente secreto James West (Robert Conrad) dispunha de numerosos aparatos bem ousados e impensáveis para os tempos em que vivia suas peripécias contra vilões em The Wild Wild West (O Valente Bonitão). Já era um seriado Steampunk, embora o conceito nem existisse nos anos 1960, década em que o enlatado foi produzido.
Como fã incondicional da Cidade Luz e amante do universo francófono, foi uma surpresa matar saudades das Catacumbas de Paris, do Rio Sena, da Catedral de Notre-Dame e de outros pontos da charmosa metrópole europeia, que não é exatamente aquela que existiu de fato em áureos tempos, embora guarde seu irresistível charme.
O enredo tem lugar no período da Revolução Industrial, quando o espião Le Chevalier é o mais importante agente do Bureau Central de Inteligência e Operações, defendendo o Império Francês de seus inimigos. Com a ajuda de seu fiel companheiro, Persa, dono de boca incrivelmente suja, encantará o leitor em duas histórias repletas de ação, conspirações e reviravoltas. Le Chevalier é uma espécie de James Bond francês do passado.
Esse incrível quadrinho com sotaque francês tem capa em brochura, 64 páginas coloridas, impressão em Papel Couché Fosco 170g e diagramação de Vitor Coelho.
Abaixo, veja a primeira resenha que fiz da HQ, em vídeo.