Quadrinhos

Veja a nossa crítica e resenha para Valentine: Volume 1, delicado quadrinho de Vanyda que tem cara de mangá

20161219_094205-1-1
Escrito por PH

20161219_094205-1-1Vanyda é uma autora francesa de quadrinhos que tem suas origens no Laos. Seus trabalhos se enquadram num segmento que é chamado, lá fora, de Nouvelle Manga (Novo Mangá), termo criado por Kiyoshi Kusumi. Esse novo mangá, feito na maioria por artistas não nipônicos, é fortemente influenciado pelos animes e cultura que vem do Japão.

Nessa categoria, desenhistas franceses e belgas procuram se aproximar do estilo de HQs que impera na Terra do Sol Nascente, diferenciando-se de sua influência oriental por publicarem suas histórias em álbuns luxuosos, muitas vezes coloridos, ao contrário do mangá tradicional japonês, impresso em papel de pouca qualidade e destinado à produção e consumo de massa. As edições de Nouvelle Manga são incrivelmente belas e não deixam nada a dever para suas fontes de inspiração originais.

O trabalho de Vanyda que está chegando é Valentine, uma espetacular novidade da SESI-SP, editora que está trazendo Spirou para o Brasil e lançando quadrinhos de qualidade inquestionável, com uma disposição inédita em nosso país.

Já se encontrando no sexto número na França, a série é um mergulho no mundo adolescente, feito por uma quadrinista que é profundamente interessada nas relações interpessoais. Por isso, não é incomum que o leitor possa se identificar com seus personagens e situações vividas por eles. Vanyda fala de uma rotina adolescente cotidiana.

Valentine é uma jovem e tímida estudante com traços orientais que mora com a mãe. Sua progenitora, como não podia deixar de ser, está sempre preocupada com as companhias, alimentação e notas da filha. A menina tem o corpo bastante flexível, como se pode ver pela pose da capa da HQ, já que ela é um incrível ginasta.

Seus amigos e amigas do colégio a levam a festas adolescentes em que presencia a forma com a qual os de sua idade abusam do álcool, sem que os pais dessa turminha do barulho tenham a mínima ideia do que realmente se passa lá. Vanyda se mostra indiferente a tal comportamento, embora faça o que possa para ajudar as amigas a superarem seus porres destrutivos, auxiliando-as a guardarem segredo de suas famílias.

O que Valentine mais deseja, na verdade, é chegar perto do bonitão e aparentemente inacessível Félix, o garoto pelo qual está interessada.

Valentine: Volume 1 é uma BD europeia, com cara de japa, que interessa a todas as idades. Muitos pais, inclusive, deveriam ler o quadrinho para saberem o que acontece com seus queridos rebentos, quando estão longe de suas orientações, cuidados e proteção.

A arte de Vanyda é incrivelmente delicada, sensível, colorida e deslumbrante! Cada prancha e cada quadro são uma obra de arte. Nos perdemos neles, analisando os ricos detalhes que ali são colocados.

Por PH.

20161219_094134-1

20161219_094411

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário