Quadrinhos

Conferimos Gaviã Arqueira: A Vingadora da Costa Oeste, mais uma HQ certificada pelo Tujaviu!

aprovada
Escrito por PH

aprovadaA matéria que vocês estão lendo é, na verdade, uma reunião de alguns comentários que fiz no Facebook, a respeito do primeiro encadernado da Gavião Arqueira, intitulado A Vingadora da Costa Oeste, com roteiro de Matt Fraction e desenhos de Annie Wu e de Javier Pulido.

A HQ reúne as edições americanas dessa série, incluindo os números 14, 16, 18 e 20 e Hawkeye e Hawkeye Annual.

Confesso que fui pego de surpresa, apesar de já ter acompanhado o trabalho anterior de Fraction na repaginada que deu no Gavião Arqueiro, em Minha vida como uma arma e Pequenos Acertos, do qual Pulido também participou, junto com Aja e outros.

Agora, ao explorar a Gaviã Arqueira, querendo dar um tempo em Clint Barton, o Gavião Arqueiro, e abandonando a cidade de Nova York para respirar novos ares em Los Angeles, vejo que esse novo projeto ficou ainda mais a cara de trabalhos que costumo ver na Europa.

Comecemos então pela página 30 de Vingadora da Costa Oeste, com traço de Pulido, na qual não pude deixar de lembrar do Spirou, assim que vi a Kate Bishop ser levada, desacordada, por uma turma de mensageiros, após ter invadido a casa do patrão dos rapazes, um vilão que estava sendo investigado pela garota. E não são só as roupas de groom! Reparem no grafismo enrolado que sai da cabeça de Kate. Ou a desenhista Annie Wu andou lendo muito Spirou, ou se trata de uma enorme coincidência! É algo muito Linha Clara, artifício bastante usado por Hergé, o criador do Tintin. O Capitão Haddock bebia e ficava assim, meio tonto, meio fora de si. Isso, sem falar que parece desenho do Stanislas!

gromm

Já na página 46 da graphic novel, sob o traço de Wu, aí está de novo a gangue de carregadores de malas! O que aparece no meio do quadro mais abaixo da foto a seguir tem um topete bem semelhante ao do Spirou. Podem ser fatos aleatórios, mas gostei muito da possibilidade de ter havido uma inspiração e homenagem a um dos maiores ícones franco-belgas da banda desenhada, saído das mãos de Rob-Vel e eternizado por Franquin e uma série de famosos artistas até hoje. O estilo de Wu lembra o do suíço Daniel Ceppi, autor da série Stéphane Clément: Crônicas de um Viajante, sobretudo em seus últimos álbuns.

15541127_589327701255901_3548168616536302714_n

O mais legal do argumento é que em todas as 118 páginas da HQ, a mocinha aparece pouquíssimas vezes de uniforme. Vai do começo ao fim, bancando uma divertida investigadora. Segundo o meu ponto de vista para esse tipo de quadrinhos, não poderia ser melhor! É que o meu gosto nessa área é bem diferente do habitual. Quanto menos indo para o lado de super poderes, violência e fortões com poses forçadas, e não me levem a mal por isso, mais eu vou cair dentro da leitura e curtir. Gosto de histórias! Essa é a de uma adolescente que resolveu procurar a sua turma na terra do cinema, partindo-se de uma premissa mais cotidiana e explorando o lado psicológico da personagem.

Os desenhos de Wu e Pulido, bem como sua diagramação mais conservadora, apresentando quadros bem mais caretas nas pranchas, me fizeram pensar que esses artistas realmente beberam na fonte da Nona Arte, que eu tanto adoro, para realizar essa maravilha! E não teria como ser diferente, pois o Pulido é espanhol. É isso!

Quanto ao roteiro de Matt Fraction, ele é perfeito para quem deseja conhecer a vida “quase” normal de uma super-heroína, dispensando trajes apertados e a rotina fantástica de justiceiros vingadores! E ainda tem o detalhe das pranchas serem cheias de rodapés que explicam curiosidades sobre L.A. e a vida de seus ilustres habitantes. Tenho uma predileção por quadrinhos que procuram ensinar algo a seus leitores! Esse é um deles!

Não vou contar mais, para não estragar a surpresa, mas em suas peripécias por Los Angeles, Kate conhecerá um simpático personagem que foi nitidamente baseado na figura de Brian Wilson, integrante supremo dos Beach Boys! Muito Cool e deliciosamente sixties!

Comprem! Leitura aprovada pelo Tujaviu! Ganhou até selinho de certificação do site! E ainda ostenta uma bela e indispensável capa dura! Invada o jornaleiro e pegue já o seu! Custa R$ 28,90. A Vingadora da Costa Oeste possui a marca da Panini.

Por PH.

20161218_120219-1

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário