Publicado pela Delcourt em 2015, Frida Kahlo é um belíssimo álbum que chegará em breve ao Brasil pela Editora Nemo.
Tive o prazer de ler a HQ em francês sobre essa imponente figura latino-americana e aprovei. Mais do que aprovar, vibrei e aprendi muito sobre história com ela! Nunca iria imaginar que iria chegar ao Brasil. Dou então os meus merecidos parabéns à Nemo, pela sua costumeira ousadia e conexão com o mercado europeu da Nona Arte. Isso só prova que ela é a grande responsável pela onda de quadrinhos europeus que toma conta do país.
Pelo menos, na BD original francesa, havia um dossiê de seis páginas sobre essa mulher livre e artista genial, que marcou sua época. Espero que ele seja incluído na versão nacional.
Em 1937, no México, Frida recebe Léon Trotski em sua casa. Nessa época, ele era um membro do partido comunista russo que foi forçado ao exílio. Até seu assassinato, quatro anos mais tarde, o político russo, Frida e seu conturbado marido, o pintor Diego Rivera, vão experimentar uma aventura fora do comum, entre paixão e furor, arte e política, risos e lágrimas.
O quadrinho da Delcourt tem 128 páginas e possui autoria de Flore Balthazar (desenho e cores) e Jean-Luc Cornette (roteiro). Aliás, o estilo desse trabalho é bem moderno, realizado num traço bem livre e descompromissado, com alguns leves toques de Linha Clara.
Em breve, falarei mais sobre essa aguardada novidade, assim que conferir a edição nacional.
Por PH.