Quadrinhos

Em aventura que não deverá sair em álbum, o SUPERGROOM Spirou terá um encontro inusitado com um famoso monumento a Tintin nas ruas de Bruxelas

super
Escrito por PH

superTive uma grata surpresa, ao ler a revista Spirou de 22 de junho de 2016! Para quem não conhece, a publicação é uma verdadeira tradição belga que circula desde de 1938. Os principais personagens da BD europeia tem passado pelas páginas desse lendário semanário de HQs.

Assim como seu extinto rival, o Jornal Tintin, seu conteúdo traz histórias publicadas em capítulos e que ganham também versões em álbum. Mas, nem sempre é assim! De vez em quando, surge uma aventura que começa e termina em uma mesma edição de Spirou. Foi o caso de SUPERGROOM, com oito páginas, que não deverão ir parar nas livrarias. Esta exclusividade possui roteiro de Vehlmann e desenhos de Yoann, os artistas que são os atuais responsáveis pela saga regular do mensageiro de hotel mais famoso dos quadrinhos e que está saindo no Brasil pela SESI-SP.

O argumento é bem legal e traz um Spirou que acaba de voltar dos Estados Unidos. Nosso velho conhecido discute com o Conde de Champicnac a respeito de um possível complexo de inferioridade belga, em relação aos justiceiros da Terra do Tio Sam. Na conversa, ele defende o universo europeu das HQs, reiterando que a revista Spirou foi criada mesmo antes do nascimento de Superman. Mesmo assim, o groom resolve fazer uma experiência e decide colocar uniforme e máscara, no melhor estilo de seus amigos norte-americanos. Ele se torna então o SUPERGROOM. Nem mesmo Spip escapa a esse momento único da vida de seu dono e ganha, contra a vontade, uma roupinha toda especial e o nome de REDBAT. Para que possa voar, o Conde dá a Spirou uma versão mais moderna do Fantacóptero, com hélices retráteis. Tentando proteger os habitantes da cidade de Bruxelas, como faria qualquer vingador, sua primeira missão será a de deter um caminhão desgovernado que vaga sem controle pelas ruas da cidade. Ele consegue, com sucesso, desviá-lo para um buraco. O problema é que quando o enorme veículo se choca contra o solo, pedaços dele voam em todas as direções. Uma dessas pesadas partes metálicas acerta em cheio o painel giratório de Tintin, que fica localizado no alto do Prédio Tintin, da Gare du Midi. A estrutura é a sede do grupo Dargaud, Le Lombard e Dupuis. O objeto, que também inclui a figura do cão Milu, cai descontrolado. Ao chegar à calçada, poderá causar ainda mais estragos. E para piorar, uma excursão escolar está justamente, ali em baixo, saindo de uma visita a essa mítica construção e atração turística de Bruxelas! E aí, SUPERGROOM? Como sair dessa agora?

Simplesmente hilária e bem sacada, esta curta narrativa une dois dos maiores ícones da Nona Arte de todos os tempos, da maneira mais bizarra possível!

Parabéns aos autores pelo feito histórico e criatividade!

No final, veja uma foto que tirei em frente ao Edifício Tintin, em uma de minhas idas à Bélgica.

Por PH.spirou-supergroom-asa

14915607_567122016809803_8620538848409396892_n

14855972_565750033613668_3461979622551365930_o

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário