Émile Bravo é um artista francês que é o autor de Une Épatante Aventure de Jules, série criada em 1999 para as edições Dargaud. Também é o criador de Aleksis Strogonov, Ma Maman est en Amérique, Le Spirou de…. (tomo 4), e Le Jardin d’Émile Bravo (O Jardim de Émile Bravo), de 2014, entre outros.
Seu traço tem algo de mágico, infantil e lúdico, ao mesmo tempo, embora nem sempre publique material para crianças. Suas HQs são, na maioria, juvenis e adultas.
No Brasil, o desenhista não possui nenhuma obra publicada, mas chegou a assinar a capa de uma das edições de Meu Primeiro Larousse, publicação que circulou nos jornaleiros brasileiros em 2011.
Recentemente, fiquei sabendo de um livro que Bravo ilustrou para a escritora Suzzoni Hélène. Trata-se de A Vergonha de Takao (La Honte de Takao), de 2006, editado pela lusitana Porto Editora. Curiosamente, este produto está à venda no site da Saraiva brasileira.
Segundo o editor, sua trama tem Takao como protagonista. Ele vive no Japão, um país em que nada é mais importante do que os estudos! Entretanto, esse é também um ambiente extremamente opressor, no qual Takao está farto das pressões do pai. Certo dia, descobre que seu progenitor pode estar prestes a perder o emprego, o que o faz sentir-se culpado por isso. O menino decide então arranjar uma forma de ajudá-lo, mas acaba piorando as coisas.
A Vergonha de Takao saiu também na França e Turquia. Possui 61 páginas e pode ser adquirido, em sua versão portuguesa, no site da Livraria Saraiva.
Por PH.