Darwyn Cooke, o quadrinista vencedor do Prêmio Eisner por clássicos modernos como DC: A Nova Fronteira, Mulher-Gato: Um Crime Perfeito e as novas aventuras do Spirit, empresta seu talento para dar vida a PARKER, de Richard Stark, uma das mais cultuadas séries de romances policiais.
PARKER: O CAÇADOR, o primeiro volume da série, nos apresenta a seu personagem-título, um anti-herói que volta à Nova York feito um disparo no peito. Traído tanto pelo seu parceiro de crime, quanto pela sua mulher, Parker atravessa os Estados Unidos com um único pensamento: vingança! Mas ele também quer reaver a parte da bolada do golpe que lhe pertence. Só que isso não será uma tarefa muito fácil. Mas Parker também não é um sujeito fácil e não se importa em deixar um rastro de sangue e morte até a última página da história!
Com uma estética retrô que resgata os saudosos anos 1960, Cooke transformou o primeiro tomo da série original numa graphic novel formidável, fazendo de Parker, muito mais do que apenas outro anti-herói dos quadrinhos. Sua visão mostra um personagem que veio das camadas mais baixas da selva urbana, mas está no topo de sua cadeia alimentar, trazendo sempre a morte nos olhos e a certeza de que eliminará qualquer um que cruzar seu caminho. Ele não gosta e nem desgosta de matar, e apenas faz o que é necessário.
PARKER ganhou em 2013 uma adaptação homônima para o cinema estrelada pelo astro dos filmes de ação Jason Statham e dirigida por Taylor Hackford. O elenco também trouxe Jennifer Lopez, Michael Chiklis e Nick Nolte, entre outros. Anteriormente, houve duas outras adaptações para as telonas, mas, a pedido do criador da série original de livros, nenhuma pode usar o nome Parker. A primeira delas foi o violentíssimo À Queima-Roupa (Point Blank, 1967), dirigido por John Boorman e estrelada por Lee Marvin (no papel de Walker, em vez de Parker), Angie Dickinson e John Vernon. O segundo foi O Troco (Payback, 1999), dirigido por Brian Helgeland e protagonizado por Mel Gibson (dessa vez como Porter) e Maria Bello.
Parker – Livro Um: O Caçador tem formato de 15 x 24 cm, 144 páginas, papel sépia em 2 cores e capa dura com laminação fosca. Custa R$59,90 e tem a marca da DEVIR.
Fotografei esta maravilha, de 2015, na Livraria Cultura. Trata-se de uma bela HQ que só poderia ter saído das mãos do saudoso Darwing Cook, um de meus preferidos desenhistas americanos. Recentemente, li o excelente As Crianças do Crepúsculo, também de sua autoria.
Por PH, a partir do texto divulgado pelo editor.
Capa maravilhosa é resenha impecável.Conseguiu despertar minha curiosidade!!!