Pegando carona na onda Western que tomou conta do site, anunciamos a chegada de novas edições dos três primeiros tomos de Comanche, BD referência que foi fruto da parceria clássica entre Hermann Huppen e Michel Greg, mesmos autores de Bernard Prince.
As novidades começarão a circular na Europa no dia 16 de setembro de 2016, com atualizadas capas desenhadas por Hermann e preço unitário camarada de 9,99 €.
Para o leitor que não está muito acostumado com a série, Comanche surgiu em fins de 1969 no Jornal Tintin, com um estilo semelhante ao de Blueberry (Giraud) e Jerry Spring (Jijé).
A HQ chegou aqui, via Livraria Bertrand, através de álbuns lusitanos importados que desembarcavam no país em livrarias nos anos 1970/1980. As versões da portuguesa Distri nunca deram as caras oficialmente no Brasil.
Entre 1979 e 1980, a brasileira Editora Vecchi, que tinha tudo para lançar uma bela edição cartonada ou em brochura da coleção, publicou duas lamentáveis revistas em preto e branco de Comanche.
Os títulos renovados são Red Dust (1972), Os Guerreiros do Desespero (1973) e Os lobos do Wyoming (1974), HQs que possuo com suas estampas antigas, conforme foto abaixo. Também tenho o Integral de Comanche, Volume 2, conseguido numa troca com o amigo Ricardo Leite.
A violenta série tinha como ponto central um rancho localizado no estado americano do Wyoming, em pleno século XIX. O lugar era conhecido como Triple-Six (666), número que representa o número da Besta. Quem manava no lugar era Comanche, uma destemida jovem, mulher de fibra que herdou a propriedade do pai. A partir daí, passou a administrar duramente as terras, com a ajuda do velho vaqueiro Ten Gallons. Um belo dia, surgiu a figura do ruivo Red Dust, um irlandês solitário, exímio atirador e ex-pistoleiro que passou a trabalhar no Trilpe-Six. Outros personagens da trama eram o negro Toby, o índio Mancha da Lua e o pequeno Clem.
Estes novos Comanche tem capa dura, formato de 22,4, x 29,8 cm e 48 páginas.
Imagens : © LE LOMBARD / Hermann / Greg.
Esta HQ me leva de volta aos melhores momentos de minha infância.