Para quem curtiu as aventuras do cowboy Luky Luke, desde pequeno, e cresceu ouvindo falar nos Dalton, os irmãos que mais davam trabalho a nosso herói, vale a pena conferir Les Daltons: Tome 1/2 – Le Premier Mort, com traços bem mais realistas.
Esta HQ não tem a ver com a série criada por Morris, fora a mesma bandidagem como protagonista, mas é muito bacana, trazendo desenhos de Jesús Alonso e roteirista de Olivier Visonneau.
Como a obra é baseada em fatos históricos, ela se apoia na história de um grupo de malfeitores que existiu de verdade e atuou no Oeste Americano, entre 1890 e 1892. Surgiu, quando o então delegado federal Frank Dalton foi morto num tiroteio com um ladrão de cavalos. Seus três irmãos mais jovens, Gratton (Grat), Bob Dalton e Emmett Dalton ficaram revoltados com a perda e se tornaram inicialmente homens da lei. Não demorou muito para que mudassem de lado e passassem a ser procurados por seus crimes. Depois, se juntaram a outros delinquentes, aumentando o número de integrantes da quadrilha.
Neste quadrinho, Coffeyville, Kansas, é o cenário para o último roubo da gangue. Em 1892, caçados por todos os policiais do país, os três irmãos decidem esvaziar simultaneamente os dois bancos da cidade, antes de fugirem para a Argentina. Mas a ação não dura muito! Bob e Grattan são pegos pelos cidadãos do vilarejo, armados até os dentes. Emmet, o mais novo, tímido e introvertido, assiste de longe à armadilha. O covarde da família terá coragem suficiente para salvar seus irmãos da chuva de balas que está prestes a cair sobre eles?
O quadrinho tem capa dura, formato de 24,3 x 32,4 cm, 56 páginas e preço de 15,00 €. Saiu em junho, em francês, pela EP MEDIA.
Este Western faz parte da Coleção WANTED. O nome tem tudo a ver!
Por PH, a partir de texto fornecido pelo editor.
Imagens : © EP MEDIA / Jesús Alonso / Olivier Visonneau.
Adorei a resenha, fiquei com um gostinho de quero mais.
Gosto do traço. Leria fácil se pudesse comprar.