A primeira vez em que eu dei de cara com a renovada HQ do Gavião Arqueiro, de Matt Fraction (roteiro) e David Aja (arte), foi em 2014. Neste ano, entrei despretensiosamente numa banca de jornal e apesar de não ser leitor habitual de edições de super-heróis, confesso que o número 6 da revista Capitão América e Gavião Arqueiro me chamou muita atenção.
O que vi ali não tinha exatamente o estilo das revistas deste gênero. Como sou colecionador de HQs europeias, desde que me entendo por gente, logo percebi que tudo aquilo só podia ser explicado pela combinação muito especial de dois grandes talentos.
Aja começou sua carreira, no ano de 2000, em Barcelona. Ele trabalhou em The Immortal Iron Fist e Daredevil. Já Matt Fraction é um escritor americano que é detentor do Prêmio Eisner. Entre outros, já roteirizou: The Invencible Iron Man, The Immortal Iron Fist e Uncanny X-Men.
Bem mais em sintonia com o que se faz no mercado europeu atual, o novo conceito do herói começou a ser publicado em agosto de 2012, se aproximando incrivelmente do padrão franco-belga da banda desenhada. Cores chapadas, lembrando uma das características da Linha Clara, e a exploração da vida pessoal de Hawkeye, justamente quando este não está atuando como Vingador, denunciavam o quanto esta série tem de quadrinho europeu.
O primeiro volume encadernado brasileiro que reuniu as curiosas e repaginadas aventuras de Clint Barton foi Minha vida como uma arma, publicado em 2015. Nesta metade de 2016, chegou ao jornaleiro mais um tomo da coleção. Trata-se de Pequenos Acertos, trazendo pranchas assinadas por David Aja, Jesse Hamm & Steve Lieber e Francesco Francavilla. De todo este belíssimo trabalho, apenas as páginas que tem a mão de Francavilla destoam um pouco do projeto, embora sejam de um bom gosto incrível. No conjunto, a combinação dos três artistas funcionou maravilhosamente! O desenhista Javier Pulido, que participou do número 1 desta saga da Panini Comics, não faz agora parte dos créditos.
Desta vez, Clint Barton está de volta para enfrentar problemas absolutamente cotidianos de sua vida extremamente complicada. Ele não usa o emblemático uniforme e somente seus fieis arco e flechas serão seus companheiros na narrativa, além da bela Kate Bishop, a Gavião Arqueira. Os dois são protagonistas de uma relação bem conturbada! Para piorar, a conduta nada politicamente correta de Clint, sempre metido em confusões, poderá ameaçar sua permanência no grupo dos Vingadores, já que ele acaba até sendo preso, depois de roubar um cofre para uma linda ruiva que reaparece para lhe dar muito trabalho. Além disso, Barton tem que lidar com a enchente diluviana provocada pelo Furacão Sandy, com a Gangue do Agasalho de Ginástica, ex-relacionamentos e outros infortúnios perturbadores.
Gavião Arqueiro: Pequenos acertos tem capa dura e 140 páginas, reunindo as edições 6 a 11 de Hawkeye. É leitura altamente recomendada pelo Tujaviu. Custa R$ 28,90. Não perca!
Por PH.
Gostaria de saber se esta à venda nas livrarias ou em alguma loja online!