Quadrinhos

Sai a resenha em português do Tujaviu para “Survivants 4”, espetacular ficção científica de LEO e Rodolphe

Escrito por PH

fgfgfgfgSurvivants (Anomalies Quantiques) é uma série paralela à Aldebaran, Betelgeuse e Antares. Todas as três últimas citadas foram protagonizadas pela linda, corajosa e desbravadora Kim. Na época desta moderna guerreira, os humanos saem de sua zona de conforto terrestre e partem para colonizar outros mundos. 

Trata-se de mais uma grande aventura de ficção científica que sai das mãos e mente do brasileiro LEO, artista que é bastante reconhecido por seu talento na França e ainda desconhecido em seu país de origem. Por aqui, apenas a franquia Os Mundos de Aldebaran circulou, sem muito estardalhaço nas bancas, sendo descontinuada em seguida pela Panini.

Survivants começou a sair em 2011, apresentando uma nova heroína. Trata-se da também bela e sexy Manon. Ela está entre um grupo de terrestres que partem em uma nave para Aldebaran. Infelizmente, seu veículo espacial vai parar em um planeta que sofre com boas doses de perturbações quânticas, atraindo todo o tipo de seres da galáxia para seu solo. Lá, acabam conhecendo uma raça de felinos bípedes, os holorans, dos quais se tornam amigos e protegidos. Inexplicavelmente, uma parte desses humanos, inclusive Manon, dá um salto temporal no futuro e quando retorna, apenas havia se passado apenas um dia para eles, enquanto seis anos se foram para os que não sofreram com o estranho distúrbio. Agora que estão reunidos mais uma vez, uma expedição será montada, formada por holorans e terrestres, com o objetivo de localizar a região do planeta que seria responsável por essas ondas misteriosas. A bordo de um avião construído por eles, Manon, Alex, Djamile, Antac e Selkert se lançam na direção do obscuro. Eles esperam encontrar a civilização que está por trás dos estranhos fenômenos e usar sua tecnologia a seu favor para retornarem a seus respectivos mundos.

Survivants 4, de 2016, dá prosseguimento aos fatos descritos acima, depois que Djamile é sequestrada pelos pieuvres, seres violentos que mais parecem lulas do tamanho de humanos e que possuem pouca agilidade em terra. Eles moram numa misteriosa ilha no meio do oceano, lugar para onde levaram sua prisioneira. Após sofrerem mais um salto temporal, muito maior do que o precedente, Manon, Alex e  os holorans Antac e Sellkert pretedem transformar seu avião em uma espécie de bomba que deverá atingir explosivamente o quartel general dos pieuvres. Com a confusão formada, nossos heróis imaginam que terão condições de encontrar e salvar sua amiga desaparecida. Conseguirão alcançar o objetivo? Sairão ilesos dessa? Voltarão a ver seus companheiros que não participaram dessa missão suicida e que ficaram, possivelmente, em uma outra época?

O leitor encontrará as respostas para estas perguntas em mais uma sensacional aventura de Survivants. Agora, é esperar pela continuação da saga futurista e imaginar que um hipotético encontro entre Manon e Kim, protagonistas de duas tramas diferentes, seja possível.

O quadrinho tem capa dura, formato de 22,5 x 29,8 cm e 48 páginas coloridas. O exemplar que li foi autografado e enviado pelo próprio Leo. Esta BD toda especial virou um dos orgulhos da coleção!

Adorei esta HQ que está disponível apenas em francês! Dá para entender o motivo que me levou a transformar o idioma na minha segunda língua? Se não fosse assim, nunca teria tido acesso a tantas coisas legais! Por isso, se gosta mesmo de quadrinho europeu, é melhor procurar uma das filiais da Aliança Francesa e iniciar um curso! Mude sua vida para sempre e a enriqueça com muita arte e cultura! Um mundo novo, não apenas de quadrinhos, se abrirá para você! Pense nisso!

Por PH.

Imagnes : © DARGAUD / Leo.

CV_TRT_SURVIVANTS-03.trt

7

4

Marsupilami lendo editado

lente

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário