Quadrinhos

Em Os Náufragos de Arroyka, de Auclair e Greg, tripulação sobrevivente de acidente de avião chega a uma misteriosa ilha no Pacífico

Escrito por PH

20160627_104910De 1975, aproveitando matéria recente que fiz sobre Simon du Fleuve, de Claude Auclair, recordo uma outra obra anterior do autor, intitulada Les Naufragés d’Arroyka (Os Náufrafos de Arroyka). O álbum já saiu em português pela Livraria Bertrand no passado.

Esta história contou com roteiro de Greg, então Redator-Chefe do Jornal Tintin, e foi pré-publicada na mesma revista em 1971. O argumento não chega a trazer um argumento muito original, partindo de premissa já bastante explorada no cinema e TV, mas gostei do que li.

Curioso na foto abaixo, mostrando os criadores desta HQ, é ver Auclair fumando seu cigarro tranquilamente. Naquela época, a inexistência de combate ao tabaco permitia que fotos tão politicamente incorretas para os dias atuais fossem liberadas para o uso em uma revista em quadrinhos!

Untitled-8

Resumindo a trama, um avião se acidenta no mar e o piloto (Roy Carson), sua aeromoça (Jade Daniell), e seu navegador (Max Morgan) conseguem se salvar, graças a um bote inflável. Eles chegam a uma ilha estranha que eles pensam ser a Nova Guiné. Logo, o lugar mostrará ser completamente fora de seu tempo e da normalidade! Quando decide explorar a área, Roy é perseguição por cavaleiros medievais, mas consegue escapar ileso. É aí que o grupo descobre que está na verdade em Arroyka, um minúsculo pedaço de terra perdido no meio do Oceano Pacífico. Seu povo seria governado por um enigmático “Superior”, que não mostra a cara de imediato. Ação e surpresas esperam pelo leitor nesta intrigante narrativa!

Logo que comecei a conferir a aventura, me lembrei inevitavelmente do enlatado americano LOST, feito muito tempo depois, que também não partia de uma ideia nova.

Vale como uma ótima curiosidade da estreia de Auclair no Jornal Tintin!

Por PH.

Les Naufrgés d'Arroyka

20160627_105001

20160627_105022

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário