No segmento da Linha Clara, falo hoje a respeito de Vasco, série que tem uma semelhança de estilo incrível com Alix e Lefranc, sagas criadas por Jacques Martin. Não é à toa, pois quem esteve por trás do personagem foi Gilles Chaillet, ele próprio, o desenhista escolhido por Martin, em 1976, para continuar imprimindo seu traço aos álbuns de Lefranc e autor de diversos episódios de As Viagens de Alix.
Vasco foi criado para figurar nas páginas do Jornal Tintin, em 1976, tendo sua história situada numa Itália devastada pela Peste Negra e aterrorizada por uma nobreza sem escrúpulos. É nesse ambiente conturbado do século XVI que surge um jovem chamado Vasco Baglioni. Ele nos fará descobrir uma Idade Média que não conhecemos muito bem, onde os endinheirados já ditavam as regras que dominariam o Ocidente.
Nosso herói é charmoso, pertence a uma rica família de banqueiros da cidade de Siena, rival econômica de Florença, e está sempre sendo incumbido por seu tio Barlomeu de resolver pequenos conflitos. Em sua aventura de partida, contará com o auxílio de seu irmão Lourenzo para ajudar Rienzo a transportar até Roma o ouro que financiará a revolta contra a ditadura de nobres que oprime o povo. A operação é organizada secretamente, mas Vasco suspeita de uma traição e prepara-se para o pior.
Em Portugal, pela Edinter, saíram em capa dura: O Ouro e o Ferro (1987), Prisioneiro de Satanás (1987), O Bizantino (1988) e As Sentinelas da Noite (1988). Os dois primeiros da lista ganharam reedição, em um único volume, pela parceria ASA/Público em 2009. Destes, só possuo os primeiros da Edinter, conforme fotos publicados após o fim do texto. Todos os dois foram comprados na Livraria Paisagem, que tinha uma filial no Rio e outra em São Paulo. Alguém se lembra dela?
Ainda falando sobre Chaillet, ele trabalhou nos Studios Dargaud e colaborou em séries como: Achille Talon, Blueberry, Tanguy e Laverdure e Barba-Ruiva, além de ter supostamente o responsável pelos desenhos de Une Aventure D’Idéfix, La Mascote D’Astérix et D’Obélix, coleção de livros ilustrados, cujo roteiro coube a Guy Vidal. Dois números desta saga infantil já foram tema de artigos no Tujaviu. Chaillet também ficou conhecido por desenhar o primeiro livro de Le Triangle Secret, de Didier Convard. Mais tarde, teria uma carreira igualmente bem-sucedida como roteirista. O artista faleceu em 2011.
Por PH.
Além da resenha incrível o quadrinho consegue ser ainda mais perfeito pela capa!