Quadrinhos

Parceria ASA/Público publica Kate, sétimo álbum da Coleção Jonathan

Escrito por PH

Untitghghgghled-1No último dia 08 de junho saiu Kate, de 1980, publicada pela portuguesa pareceria ASA/Público. Trata-se do volume 7 da coleção Jonathan, uma série em quadrinhos do suíço Cosey, artista que deu seus primeiros passos, bastante influenciado por Derib, criador de Buddy Longway e Yakari.

Esta HQ foi editada em capítulos no Jornal Tintin belga, em 1980, sendo também divulgada na versão portuguesa da revista.

Já em álbum, chegou às librarias pelas Éditions Du Lombard, em 1981. No ano seguinte, a BD levou o prêmio de melhor álbum no Festival Internacional de BD de Angoulême, chamado na época de Prix Alfred du Meilleur Album.

Jonathan é um rapaz que perdeu sua memória e que mesmo sem saber quem é de fato, foi atraído para as terras longínquas do Himalaia, onde vive aventuras místicas, intimistas e cheias de mistérios ensinamentos. Nesta história, ele pretende comprar uma belíssima Thanka no mercado de Srinagar, mas Kate, uma jovem americana, oferece ao vendedor o dobro do preço da peça e acaba por arrematá-la. Para se desculpar, a moça convida nosso herói para uma recepção na Embaixada dos E.U.A., a fim de lhe oferecer uma outra Thanka de sua coleção. É aí que ambos descobrem uma paixão comum pela cultura indiana e Jonathan é convencido a participar de uma expedição em busca do lendário Castelo do Pássaro Branco. No meio do caminho, Kate passa a ter estranhos e inexplicados medos.

Kate foi uma de minhas mais recentes leituras, já que possuo a sua edição original em francês. Não tive ainda contato esta nova versão lusitana, mas sei de antemão que as cores renovadas são um de seus ótimos pontos positivos, apesar da capa mole que deixa a desejar.

O volume é supostamente para ser lido ao som do álbum Out of the Woods (1978) da banda de jazz norte-americana Oregon, The Kick Inside (1978) da britânica Kate Bush e The Freewheelin’ Bob Dylan(1968) do músico norte-americano ficou famoso pela canção Blowing in The Wind, de 1963.

Por PH.

Fonte: bandasdesenhadas.com

jonathan sete

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário