Ele é belga e foi criado, por Rob-Vel, em 1938. Conhecido pelo seu traje vermelho, fruto dos tempos em que era carregador de malas de hotel (groom), Spirou já teve seus álbuns produzidos por importantes artistas do Velho Continente. De todos, Jijé, Yves Chaland, Émile Bravo, Olivier Schwartz e Franquin talvez tenham sido os mais expressivos.
Hoje, Spirou continua dando nome a uma das mais importantes publicações semanais em quadrinhos da Bélgica, o Jornal Spirou, possui uma série regular de álbuns antenada com temas atuais e desenhada em traço moderno, além de ser o tema da coleção O Spirou De, em que aparece repaginado por feras dos quadrinhos europeus.
Spirou tem o repórter fotográfico Fantásio como melhor e inseparável amigo. Seu elenco de companheiros inclui o Marsupilami, um curioso bicho amarelado que partiu para carreira solo e que agora está retornando à franquia. Não podemos esquecer do pequeno esquilo Spip, da jornalista Seccotine e do Conde de Champignac, um louco inventor que só vive aprontando confusões com suas loucas criações e experiências malsucedidas.
O Conde está super presente em uma das HQs de Spirou que chega ao Brasil pela SESI-SP, de autoria de André Franquin. Um Feiticeiro em Champignac, de 1951, foi a trigésima segunda história da saga e a segunda a ganhar álbum. Nela, Spirou e Fantásio acampam perto da Mansão de Champignac, construção idealizada por Franquin, inspirada no verídico Castelo de Skeuvre. Nas redondezas da propriedade, encontram porcos de várias cores diferentes e vacas que produzem um leite que não pode ser bebido. Não demorará muito para que nossos heróis conheçam o amalucado cientista, figura que pode estar por trás dos estranhos fenômenos reportados em Champignac e que testa um elixir que dá força sobre-humana às pessoas.
Um Feiticeiro em Champignac tem 64 páginas, capa em brochura, formato de 21 x 29 cm e preço de R$ 32,00. Está chegando às livrarias do Brasil entre fevereiro e março. No site da editora, não encontrei o nome do tradutor da obra.
A outra novidade da SESI-SP é 4 Aventuras de Spirou e Fantásio, que também terá resenha no Tujaviu.
Imperdíveis!
Por PH.
Só tenho a dizer uma coisa: parabéns ao SESI pela iniciativa! Vou comprar todos os que eu puder pra completar minha coleção!
Vou começar a minha coleção!