Quadrinhos

Desencavamos os hilários pastiches do álbum “As improváveis Aventuras de Isterix”

Escrito por PH

Untitled-3Chegou a hora de desencavarmos um antigo pastiche importado de Asterix. Pastiches para quem não sabe, são como paródias. O álbum em questão é Les Invraisemblabes Aventures d’Isterix (As improváveis Aventuras de Isterix), de 1988, publicado pelo selo francês Éditions Vents d’Ouest. Este quadrinho fez parte da Coleção Grands Pastiches e tem desenhos de Bontemps, Chanteloup, Coyote, Gégé, Grégoire, Jaap, Joop, Merezette, Mysius, Nikolaz, Papec, C. Ray, Rodrigue, Tournaire e Vruble. São 44 páginas que trazem a visão de Asterix, segundo cada um destes artistas.

Com ótimas doses de bom humor, Asterix e Obelix são retratados na época do Velho Oeste, na Idade Média, numa Nova York dominada pelo crime, no espaço sideral, sendo personagens do clássico Frankenstein e atuando como surfistas numa calma praia que está prestes a se tornar um movimentado resort. Segundo palavras do próprio editor, “Les Invraisemblabes Aventures d‘Isterix é uma edição especial que fala dos ancestrais gauleses dos franceses, reunidos num volume engraçado, com aventuras engraçadas. Todas elas foram inventadas por desenhistas engraçados e que não tem medo de que o céu caia sobre suas cabeças. Os gauleses são os mais invencíveis guerreiros das histórias em quadrinhos e já era tempo de receberem uma alegre homenagem”.

No final do volume, há uma propaganda de pastiches de Gaston Lagaffe (Baston) e Lucky Luke (Rocky Luke). Os dois títulos também foram impressos pela Vents d’Ouest, em fins dos anos 1980.

É bom lembrar que Asterix já recebeu outras homenagens mais recentes do que esta, realizadas por outras editoras. Foram elas: Asterix croqué par ses amis (Soleil Productions -1996) e Asterix e ses amis (Les Éditions Albert René – 2007). Este último circulou no Brasil com a marca da Record.

Refrescando a memória, Asterix foi criado pela dupla Albert Uderzo e René Goscinny e surgiu, em 1959, como um dos heróis da revista Pilote. A trama de suas aventuras se passa 50 anos antes de Cristo e mostra toda a Gália conquistada pelas tropas do imperador romano Júlio César. Somente a aldeia de Asterix resiste bravamente ao invasor. Em 1977, após a morte de Goscinny, roteirista das histórias, Uderzo passou a ser o responsável por todo o processo de produção dos álbuns de Asterix. Atualmente, com idade avançada, Uderzo passou a continuação de sua obra para Jean Yves Ferri e Didier Convard.

E não é que na capa desse Isterix, a dupla de gauleses ficou ótima em trajes que lembram os motociclistas do Hells Angels?

Por PH.
boaaaaa

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

Deixe seu comentário