Com um traço hiper realista, desenvolvido através de ilustrações que mais parecem pinturas a óleo, Storm foi o personagem mais conhecido do saudoso desenhista inglês Don Lawrence, que também foi criador de The Trigan Empire. A franquia contou com os roteiros de Saul Dunn, Dick Matena, Kelvin Gosnelle Martin Lodewijk. Por curiosidade, este último citado é também responsável pelo texto de January Jones, com arte de Eric Heuvel, cujo primeiro volume, eu acabei de traduzir para a AVEC Editora.
No Brasil, saíram apenas dez números de Storm, pela Abril, entre 1989 e 1990. Todos eles deram as caras no formato de álbum e em capa mole. Foram eles, por ordem de publicação: Destino Desconhecido, A Última Fronteira, O Povo do Deserto, A Floresta Infernal, A Reconquista da Terra, O Segredo de Nitron, A Lenda de Yggdrasil, A Cidade dos Condenados, Morte Lenta e Os Piratas de Pandarve. Tenho estes e duas edições francesas da Glénat.
Storm conta a história de um astronauta que se perde no espaço, enquanto explora a enorme mancha vermelha do planeta Júpiter, uma tempestade real com aproximadamente 20.000 km de comprimento e 12,000 km de largura, onde os ventos podem chegar a até 680 km/h. O que acontece é que a estação espacial de nosso herói é atraída para este misterioso fenômeno cósmico que continua a intrigar cientistas da atualidade. Quando desperta de uma perda de consciência, Storm percebe que o tal furacão épico havia sumido. Ao retornar à Terra, depois de um ano, tudo está profundamente mudado em nosso planeta, dando a entender que ele deu um incrível salto no tempo. Teria ido para nosso presente ou nosso futuro? Ele cai numa parte congelada deste mundo, onde os mares recuaram e o oxigênio não existe em todas as partes.
Nesta primeira aventura, que se chamou Destino: Desconhecido (Le Monde des Profondeurs), Storm é capturado pelos homens de Ghast, que lhe roubam seu uniforme. Ele é levado para uma cidade cercada, controlada por um tirano que pensa que Storm é um espião do país exterior à muralha. Nosso herói é então jogado numa prisão. Lá conhece Ember, personagem que na antiga edição nacional da Abril, desta HQ, é chamada de Carrots. Junto com a sexy e ruiva Ember, Storm consegue fugir dali, ajudado por um misterioso mago e em meio a um épico dilúvio, e viverá grandes aventuras.
Ember é mais uma personagem que terá lançamento em 2016 pela AVEC Editora. Sua primeira HQ será A Lenda de Krill, de autoria de Roy Thomas e Romano Molenaar, baseada na obra de Lawrence. A história do quadrinho se passará antes de Storm se acidentar com sua espaçonave. A beldade guerreira também é conhecida, lá fora, como Roodhaar e Redhair.
Neste momento, releio toda a saga de Storm e publicarei, aos poucos, a resenha de cada álbum.
Por PH.
Os desenhos que ilustram a história são perfeitos.