E neste dia 30 de dezembro de 2015, chegou o primeiro número da nova coleção italiana de Blake e Mortimer pela Gazzetta dello Sport. O volume que chegou às bancas foi Il Bastone di Plutarco (O Bastão de Licurgo), de Yves Sentes e André Juillard. Cada um dos 24 tomos lançados custará 3,99 euros, enquanto todo o conjunto sairá a 92 euros. As edições terão entre 72 e 80 páginas, impressas em brochura reforçada. Para incentivar o leitor, esta HQ de largada custa apenas 1 euro!
Para os brasileiros que ainda não conhecem a série belga, graças a um enorme equívoco editorial que perdura há anos, a saga narra as aventuras do Capitão Francis Percy Blake, membro do MI5, o Serviço Secreto Inglês, e do especialista em física nuclear, o Professor Mortimer. Os personagens foram criados em 1946 por Edgar Pierre Jacobs, um ex-assistente de Hergé que resolveu seguir carreira solo e desenvolver essa conhecida franquia dos quadrinhos franco-belgas. Trata-se de uma excepcional HQ em estilo Linha Clara, à altura das aventuras de Tintin. Mesmo após a morte de seu ator, a obra tem sido continuada por outros artistas.
Em Il Bastone di Plutarco (Le Bâton de Plutarque), a ação começa em Londres, durante a primavera, já com uma incrível batalha aérea que envolverá um avião que pretende explodir o Parlamento Britânico e o Golden Rocket, ainda em teste, pilotado pelo corajoso Francis Blake. O Capitão tentará impedir o atentado, mesmo enfrentando uma aeronave mais moderna que a sua. São tempos muito difíceis da Segunda Guerra Mundial. Como se já não bastasse o confronto entre aliados e nazistas, o Império Amarelo, comandado por Basam-Damdu, fará de tudo para desestabilizar os envolvidos no conflito e procurar ganhar a batalha. A trama, que é uma das melhores já publicadas, também terá Gibraltar como cenário. Este quadrinho corresponde ao marco zero da saga, mostrando a primeira missão de Blake e Mortimer e seu primeiro contato com o vilão Olrik. Em sua última prancha, há até uma chamada para O Segredo do Espadão, a continuação óbvia desta narrativa, publicada muito tempo antes desta trama.
O mais legal disso tudo ficou por conta do amigo italiano Gino San, que comprou a HQ, graças a uma matéria que escrevi para o site tujaviu.com, falando deste incrível lançamento italiano. Veja as fotos que ele me mandou de sua nova peça de coleção.
Por PH.
Fotos: Gino San.
Realmente esse universo e belíssimo, é merece ser explorado!Você tem todo meu respeito PH Tujaviu!!!!