E para fechar o ano com chave de ouro, escrevo a resenha de Dias Interessantes, excelente quadrinho que me foi enviado pelo artista Líber Paz. Com formato de 21x28cm, 88 páginas, pranchas em preto e branco, produção independente e preço de R$ 40,00, a HQ encanta. Me fisgou em três trajetos de viagens pelo metrô do Rio de Janeiro.
Como o próprio Paz diz na contracapa de sua obra, “era pra ser uma história sobre monstros e faróis. Virou a história de uma moça que queria terminar um namoro, mas não consegui”. E realmente, se tornou uma narrativa que começa de um jeito e termina de uma maneira completamente inesperada. O argumento, embora pareça autobiográfico, saiu inteiramente da imaginação de Líber Paz. Segundo ele: “Tudo no livro é ficção, mas fiz bastante pesquisa, li um bocado. Eu gosto de brincar e dizer que tudo é ficção. Só o sentimento é verdadeiro”.
Sabine (Bininha) é uma garota que está prestes a se mudar para Londres e que perdeu o tesão por seu namorado, o quadrinista Chris. Ele, por sua vez, procura fazer um gibi que adapta A Sereia do Nevoeiro, conto do escritor americano Ray Bradbury. Enquanto Sabine se prepara para dizer que quer acabar o relacionamento, um inesperado golpe do destino poderá mudar drasticamente o futuro de ambos. Se prepare!
Todo o drama é embalado por sucessos de David Bowie, Urge Overkill e de outras feras da música internacional. Aliás, essas canções que a todo momento são citadas consistem em um personagem à parte de Dias Interessantes!
Outro ponto interessante deste trabalho tem a ver com determinados ângulos que o autor usa para compor algumas cenas. Lançando mão de uma visão superior, Paz nos dá a impressão de conferirmos verdadeiras plantas baixas, o que permite uma contemplação sem igual do apartamento de Chris.
Muito bom! Adorei! Recomendo!
Por PH.
Linda capa! Parabéns ao Autor pela Arte, não vejo a hora de conferir a história de Christian e Sabine.