Entre outubro de 1984 e dezembro de 1986, O Musée en Herbe, em Paris, organizou uma exposição para comemorar os 25 anos de Asterix. Para tal, decidiu reconstruir uma réplica de uma aldeia gaulesa, da mesma época daquela em que morava o herói criado por Goscinny e Uderzo. Assim, o evento acabou por matar a curiosidade de muitos leitores e descendentes dos modernos gauleses, sobre como era realmente uma fortificação destes tempos antigos.
Através de achados arqueológicos e muitas pesquisas, revelaram-se a história, aspectos etnológicos, sociológicos e a vida cotidiana desse povo. Por ocasião de todo esse processo, foi publicado um volume que contou com o apoio das Éditions Albert René. A obra trouxe algumas ilustrações do livro Uderzo: de Flamberge à Asterix, além de fotos das instalações, exibindo o passo a passo da construção.
Quem visitou Un Village Gaulois au Temps d’Astérix (Uma vila gaulesa do Tempo de Asterix), teve uma verdadeira aula sobre a alimentação, utensílios, habitações, formas de transporte e muitos outros aspectos destes irredutíveis guerreiros.
Desde 1975, O Musée en Herbe apresenta exposições de arte para todas as idades, destinadas a frequentadores com idades que vão de 3 a 103 anos, segundo apresentação em seu site. Em abril de 2015, o lugar festejou seus 40 anos. Só em 2014, recebeu mais de 100.000 visitantes. No coração do 1er arrondissement, é um local para descobertas culturais e práticas artísticas. O Musée en Herbe se situa na rue Hérold, número 21. O evento em questão, entretanto, foi realizado no Jardin d’Acclimatation, no Boulevard des Sablons, Bois de Boulogne.
Abaixo, publico fotos desta rara edição que contou muito sobre o tipo de moradia e hábitos dos ancestrais de Asterix e Obelix. O álbum foi lançado em 1985 e serviu de catálogo para a mostra.
Por PH.
É impossível não amar essa réplica da aldeia gaulesa Eu não conhecia,com certeza essa exposição foi bastante concorrida na época.