Como vimos em matéria anterior a essa, a Ligne Claire é um estilo de HQs que tem origem em antigos artistas franceses, como Pinchon (Bécassine) e Alain Saint-Ogan, responsável pelo surgimento dos personagens Zig e Puce.
No caso de Saint-Ogan, Zig e Puce apareceram no cenário dos quadrinhos em 1925, como conteúdo do Le Dimanche illustré, suplemento semanal juvenil dominical do jornal L’Ecelsior, já influenciando bastante no visual de Quick et Flupke.
Zig e Puce são dois garotos que só pensam em ir para a América, onde imaginam que se tornarão milionários. O problema é que algo sempre dá errado e eles não conseguem chegar ao seu destino. Numa dessas tentativas frustradas, em pleno Pole Norte, encontram o pinguim Alfred, que passará a acompanhá-los na jornada. Em suas peregrinações, eles ainda conhecerão a charmosa Dolly, o tio rico da jovem e o bandido Musgrave.
Na coleção, guardo um álbum em grande formato de Zig e Puce, com arte de Alain Saint-Ogan. Ele possui várias histórias do personagem, tem 208 páginas e a marca da editora Stock. Através de suas pranchas em preto, branco e tons de cinza e vermelho, dá para termos uma ideia de como este material está graficamente ligado à origem de Tintin. Sem dúvida alguma, Hergé bebeu desta fontes para idealizar seu destemido repórter de topete.
Por curiosidade, em 1965, Greg retomou a saga, acumulando o roteiro e desenhos destes dois meninos viajantes.
Por PH.
Considerado como o principal precursor da linha clara e inspiração direta de Hergé Alain Marie Joseph Paul Louis Fernand Lefebvre Saint-Ogan,escritor de quadrinhos francês nasceu 7 de agosto de 1895 em Colombes, morreu 21 de junho de 1974 em Paris, .Em 1896, a família do jovem Alain Saint-Ogan mudou-se para o Egito, onde o seu pai foi nomeado editor do egípcio Etendard.Depois de voltar do Egito, Alain Saint-Ogan cria revista bimestral O Jornal de ambos os mundos, com a idade de doze anos.Em 1925, ele criou a série Zig et Puce.