Tem gente que não se lembra, mas Sammy, série criada em 1973 por Berck (desenhos) e Raoul Cauvin (texto), teve dois álbuns publicados no Brasil pela VHD Didffusion. Os tílulos editados foram: Ataca em Hollywood e Confusão & Macarrão.
Infelizmente, não os possuo mais, mas graças a KU-KLUX-KLAN, me inspirei a escrever este artigo. A HQ saiu em 1983, pela belga DUPUIS, trazendo as aventuras de dois dos mais tapados guarda-costas dos Estados Unidos dos anos 1930, época de proibições, violência, gangues e do famoso mafioso Al Capone.
Neste tomo 16, Sammy Day e seu patrão, Jask Attaway, rodam por uma estrada deserta, à noite, e quase sofrem um acidente, quando Jack dorme ao volante. Assim que eles param, assistem de longe a uma reunião da Ku Klux Klan, organização racista americana, mas tem sua presença notada pelo grupo. A dupla se refugia numa cidade vizinha, onde será testemunha da destruição de uma casa e são aconselhados pelos moradores negros da região a partir. Sammy e Jack conseguem então vaga em um hotel para passar a noite e conhecem o xerife do lugarejo. Apesar dos conselhos para ficarem quietos e não se envolverem no caso, não resistem à tentação de meter o nariz nas ações criminosas da Ku Klux Klan.
Por curiosidade, esta saga da banda desenhada europeia foi retomada em 1996, com desenhos de Jean-Pol, sendo encerrada em 2009, através da publicação do quadragésimo tomo da franquia.
Abaixo, mostro as capas do álbum que serviu de base para a matéria, das edições brasileiras de Sammy e uma foto em que exibo o meu Ku Klux Klan. Ele aparece ao lado de um quadrinho de Les Petis Hommes, HQ que será tema do próximo post do Tujaviu.
Por PH.
As capas são realmente muito bonitas,infelismente só fui ter acesso a obra através do site.Obrigada por compartilhar seu conhecimento com seus seguidores..
Só digo isto: http://www.estantevirtual.com.br/busca?q=sammy+ataca+em+hollywood
http://www.estantevirtual.com.br/busca?q=confus%E3o+e+macarr%E3o
ACABEI de ler "Sammy Ataca em Hollywood", que ganhei num Amigo Secreto e…
Só tenho elogios a fazer: desenho bacana, história inteligente e divertida. Mesmo sendo o "clichê do sósia", e tendo o álbum uma certa idade, a aventura não envelheceu com o tempo e tem até umas pinceladas politicamente incorretas nas horas corretas!
Os personagens principais são bem construídos, de modo que não sei dizer qual o principal nem qual o secundário. Nenhum dos dois deixa a peteca cair. Não tem o bonzinho e o mal-humorado, nem o esperto e o idiota: ambos são inteligentes e decididos, cada um no seu estilo.
Vou tentar arranjar outros números o mais breve possível.
Obrigado, PH Tujaviu, por ter me apresentado essa série!!!